Estação da CPTM de RGS terá vacinação contra o sarampo

Nesta quinta-feira (1), das 9h às 15h, a equipe da vigilância sanitária de Rio Grande da Serra estará na estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) do município para aplicação da vacina contra o sarampo. O principal objetivo da campanha é aumentar a taxa de imunização da cidade.

Jovens de 15 a 29 anos de idade devem tomar a dose da vacina, considerada a faixa etária mais suscetível a não ter tomado a segunda dose da vacina no tempo recomendado. A campanha orienta que a imunização para essa faixa etária seja indiscriminada, ou seja, mesmo quem já foi vacinado, deve tomar novamente. Não é necessária a apresentação da carteira de vacinação. Há contraindicação da vacina para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

Doença altamente contagiosa, o sarampo é transmitido por vírus, de pessoa para pessoa, por meio de tosse e secreções. Os sintomas mais comuns são coriza, olhos irritados, tosse constante, mal-estar e manchas avermelhadas na pele e brancas na parte interna da bochecha.