Segundo um balanço divulgado pela Secretária de Saúde do Estado de São Paulo, desde janeiro, a região do ABC contabilizou cerca de 58 casos de Sarampo.

Os números aumentaram significativamente nas últimas semanas. Até o dia 5 de julho, haviam 22 casos na região.

Entre as cidades, Santo André é a que registrou a maior quantidade de casos, com 19. Em seguida São Bernardo com 14, São Caetano com 9, Mauá com 7, Ribeirão Pires com 5 e Diadema e Rio Grande da Serra que registraram 2 casos.

Continua Após a Publicidade

A região Grande ABC foi incluída na campanha estadual de vacinação contra o sarampo, que segue até 16 de agosto em todas as unidades de saúde. O público-alvo são jovens com idade entre 15 e 29 anos.

A meta da campanha é de imunizar cerca de 480 mil jovens, mas até o momento somente 37.706 foram imunizados. Em Ribeirão Pires, a vacinação segue até o dia 16 de agosto em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. No segundo e último final de semana do Festival do Chocolate, a Secretaria de Saúde da cidade irá novamente aplicar as doses da vacina no posto de enfermagem do evento, situado na E.M. Profº. Valberto Fusari, acesso pela área do artesanato da festa (sexta, das 18h às 22h; sábado, das 14h às 22h; domingos, a partir das 10h).