Agentes de trânsito são capacitados em RP

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, promove até o final deste mês de curso de capacitação para os agentes de trânsito. Com carga de 200 horas, a atividade está sendo ministrada por profissionais de diversas áreas, que abordam questões sobre atualizações de legislação, noções de ética e cidadania, psicologia aplicada, direção defensiva, postura física,  técnicas de relaxamento, alimentação saudável, educação para o trânsito e primeiros-socorros.

Nessa quinta-feira, dia 15 de julho, o tema do curso foi “Meio Ambiente”, com palestra ministrada pela engenheira agrônoma Juliana Cerezolli, da Secretaria de Meio Ambiente da cidade. Durante a ação, foram abordadas questões sobre os sete “Erres” da Sustentabilidade – reduza, repense, responsabilize-se, reintegre, recuse, reaproveite, recicle.

“Os sete ‘erres’ fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos e garantir um futuro melhor para todos nós. A questão-chave permitir aos agentes reflexão sobre seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e evitando o desperdício”, explicou a engenheira agrônoma.

Outro temas já foram abordados, como Manual Técnico de Fiscalização do Trânsito, Psicologia Aplicada, Alimentação Saudável, Engenharia e Sinalização.  

“A atualização profissional prepara nossas equipes para atuarem na orientação com técnicas de abordagem, legislação, ética e outros assuntos que resultam na melhoria da mobilidade urbana”, afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.

Além da parte teórica, os agentes de trânsito participam de ensinamentos práticos nas vias da cidade. Para encerrar o curso, nessa sexta-feira, dia 26 de julho, haverá  uma vista técnica à Eco Vias e ao Centro de Treinamento de Trânsito de São Bernardo do Campo.