Nesta quinta-feira (30), os passageiros que passarem pela Estação de Santo André, na Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), poderá realizar exames para medir a pressão arterial. A ação ocorre das 12h às 15h.

Continua Após a Publicidade

A hipertensão é uma doença crônica que atinge um quarto da população brasileira. Ela ocorre quando os níveis da pressão sanguínea nas artérias estão elevados, fazendo com que o coração tenha que realizar um esforço maior para distribuir o sangue pelo corpo.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, ela é responsável por cerca de 300 mil mortes por ano no país. Além disso, aproximadamente 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são decorrentes da hipertensão.

A doença, que não tem cura, pode ser tratada e controlada com medicamentos e alimentação. A única maneira de diagnosticá-la é aferindo a pressão regularmente. Quem tem mais de 20 anos, deve realizar a medição da pressão arterial uma vez ao ano. Caso a pessoa tiver histórico de hipertensos na família, deve realizar o exame duas vezes ao ano.