Dia “D” de vacinação contra influenza acontece neste sábado (4)

A Prefeitura de Ribeirão Pires realizará neste sábado (4), o Dia “D” da vacinação contra a influenza. As dez unidades de saúde da Atenção Básica funcionarão das 8h às 17h para imunizar os moradores que fazem parte dos grupos prioritários – crianças (de seis meses a menores de seis anos), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas.

A ação integra a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, iniciada no dia 10 de abril. De segunda a sexta-feira, as doses da vacina também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família de Ribeirão, das 8h às 17h.

Ribeirão Pires tem 25.991 moradores nos grupos prioritários. A meta é imunizar 90% dessa população. Desde o dia 10 de abril, início da Campanha, até essa quinta-feira, dia 2, 8.673 doses foram aplicadas.

Objetivo da vacinação – Reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

Precauções – Doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

História de alergia a ovo – observar indicações médicas e dos profissionais da saúde.

Em caso de ocorrência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

Unidades de Saúde:

UBS CENTRAL 

Rua Dr. Virgilio Gola, 24 – Centro

UBS CENTRO ALTO

Rua Aurora, 61 – Centro Alto

USF GUANABARA 

Rua Fermino G. Pereira, 398 – Vila Gomes

USF JD. LUSO 

Rua Julio Prestes, 22 – Jardim Luso

USF JD. VALENTINA 

Rua Francisco Tometich, 905 – Jardim Valentina

USF JD. CAÇULA 

Rua Fagundes Varela, 08 – Jardim Caçula

USF OURO FINO 

Rodovia Índio Tibiriçá s/n, ao lado 2753 – Centro – Ouro Fino Paulista

USF QUARTA DIVISÃO 

Estrada do Sapopemba, 5000 – Quarta Divisão

UBS SANTA LUZIA 

Rua Prof. Antonio Nunes, 551- Santa Luzia

USF VILA SUELI 

Rua AntonioZampol, 221 – Vila Sueli