Fundo Social faz primeira entrega de kits maternidade em 2019

Moradoras de Ribeirão Pires que tiveram filhos entre os meses de fevereiro e março deste ano no Hospital e Maternidade São Lucas receberam nessa quinta-feira, dia 25, kits com enxoval entregues pelo Fundo Social de Ribeirão Pires. Durante a atividade, realizada na sede da entidade, com o apoio da Secretaria de Saúde, as mães participaram de palestras com médicos especialistas sobre cuidados com a saúde do bebê.

“Esse é um momento de alegria para nós, de receber os bebês nascidos em nossa maternidade e suas famílias no ato de entrega dos kits de enxoval. Depois de intenso trabalho de reorganização administrativa e financeira, modernizamos o São Lucas e reestruturamos o Fundo Social de Ribeirão Pires, ampliando os cuidados de nossas equipes com as gestantes e seus bebês”, avaliou o prefeito Adler Teixeira – Kiko.

Foram disponibilizados kits de enxoval compostos por cobertor, manta, toalha de banho, macacão, pagãozinho, toalha de boca, touca e luva de lã, meia, fralda descartável, kit de higiene e a sacola. As entregas tiveram início em maio de 2017. De lá para cá, mais de 300 kits foram distribuídos.

Aos 35 anos, Natasha Seixas Muller deu à luz ao terceiro filho, Théo, recém-nascido de 25 dias, na unidade de saúde pública. Ela iria ter o bebê em hospital particular em São Paulo, porém, por conta da forte chuva, optou por fazer o parto no Hospital e Maternidade São Lucas. “Foi muito tranquilo”, lembra Natasha, ao desabafar que, num primeiro momento, teve receio em não ir para unidade particular.

“Não senti diferença nenhuma. Fomos bem atendidos pela equipe, que foi muito prestativa. O São Lucas tem boa infraestrutura e, mesmo sendo em um final de semana, tivemos o suporte de todos os profissionais, como pediatra e obstetras”. Sobre os kits, a mãe de Théo observa que “é um gesto de acolhimento. Sinto que meu filho está sendo recebido pela sociedade e que ele faz parte de um lugar que sabe que ele existe, que ele está aqui”.

A Prefeitura promoveu, também, palestras com médicos especialistas da rede municipal. A pediatra Jaqueline Almeida abordou os “Cuidados do dia a dia com os recém-nascidos e aleitamento materno”.  Na sequência, o pediatra Kleber de Souza falou sobre os “Cuidados após o parto” e a odontopediatra Maria Filomena Salvadore apresentou dicas e orientou sobre a “Higienização bucal dos recém-nascidos”.