Professores de RP que atuam em projetos do Instituto Ayrton Senna participam de formação

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na última terça-feira (16), mais uma etapa do Programa de Formação Continuada com os professores inseridos no Programa Gestão de Política pela Alfabetização do Instituto Ayrton Senna. Nessa semana, atividades foram realizadas com a presença de 34 professores dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

A formação, conduzida pela Coordenadoria Pedagógica do município, teve início no dia 9 de abril e está acontecendo todas as terças-feiras na Escola Engenheiro Carlos Rohm II. Até o final deste mês, 90 professores do 1º ao 4º ano concluirão a capacitação.


Nessa etapa, “Hipóteses de Escritas e Intervenções” foi o tema abordado junto aos docentes. Entre os pontos discutidos estão atividades voltadas à alfabetização integral dos alunos.

Para a secretária municipal de Educação, Flávia Banwart, a formação é um dos mecanismos para os avanços na qualidade do ensino. “O Programa tem como objetivo contribuir para que nossos alunos atinjam bom nível de leitura e de escrita, indispensável para o desenvolvimento adequado de nossos estudantes”, explicou.


Parceria – Ribeirão Pires é a única cidade do Grande ABC que implantou na rede municipal parceria com o Instituto Ayrton Senna. Em 2017, a Prefeitura firmou convênio para implantar o Gestão da Política pela Alfabetização, que beneficia cerca 1.350 estudantes. No ano seguinte, além de ampliar a parceria, foi implantado o Gestão Nota 10, que capacita as equipes das unidades escolares e acompanha, também, o desempenho dos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e a assiduidade dos professores.