As escolas da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires iniciaram nesse mês atividades para estimular o respeito entre os estudantes. As ações marcam o Dia Nacional de Combate ao Bullying, comemorado no dia 7 de abril. A iniciativa contemplará os quase nove mil alunos das escolas da rede.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nessa semana, por exemplo, os alunos assistirão filmes e vídeos relacionados ao tema. A partir do conteúdo, participarão de atividades em sala de aula com colagens, desenhos e produção de textos sobre o assunto, além de rodadas de conversa; atividades recreativas de interação; dinâmica em grupo; entre outras intervenções pedagógicas.


Na última semana, cerca de 1.500 estudantes da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, com idade entre 7 e 14 anos, acompanharam palestra ministrada por Nelson Rodrigo, formado em Administração pela FAENAC, em Gestão de Negócios pela Brigham Young University (EUA) e Master Coach pela Dixon Educational (EUA). Dinâmicas em grupo complementaram o aprendizado.

De acordo com a secretária de Educação da cidade, Flávia Banwart , as ações são livres e cada unidade de ensino promove a temática de acordo com seu contexto escolar. “O combate ao bullying é debatido não apenas nesta data, mas cotidianamente. O principal objetivo é coibir as diversas formas de agressões, sejam elas físicas, psicológicas ou verbais, que podem afetar o desenvolvimento dos nossos estudantes”,  explicou a secretária.O “bullying” é todo ato de violência física ou psicológica, intencional e recorrente, praticado por indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas.