Jovens devem fazer Alistamento Militar até junho deste ano

Moradores de Ribeirão Pires do sexo masculino e nascidos em 2001 – que completam 18 anos em 2019 – devem ficar atentos aos prazos e procedimentos para efetuar o Alistamento Militar. Os jovens dessa faixa etária já podem se alistar pelo site www.alistamento.eb.mil.br, e seguir os passos indicados na página, inclusive as orientações sobre documentos a serem apresentados à Junta de Serviço Militar do município (entre eles, comprovante de um ano de residência em Ribeirão Pires). O prazo para o procedimento é até o final do mês de junho deste ano.

Até 30 de junho deste ano, os jovens devem comparecer à Junta de Serviço Militar (Avenida Capitão José Gallo, 55) de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h. Moradores nascidos em anos anteriores a 2001 e que ainda não se apresentaram também devem comparecer no local para efetuar o Alistamento Militar. Para estes casos, será aplicada multa para a regularização da situação e posterior emissão de documentação, obrigatória por lei.

Ao se apresentar, o jovem deverá estar munido dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade original, ou Certidão de Naturalização, ou Termo de Opção de Nacionalidade (para brasileiros naturalizados ou por opção), ou Registro de Emancipação (no caso de índios); e comprovante de um ano de residência no município.

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo site – www.4csm.eb.mil.br.