Cinco praias desertas para curtir nessas férias



As férias de fim de ano, assim como as de julho, enchem o litoral com diversos turistas. Para quem não gosta muito ou quer fugir de lugares muito cheios, o Mauá Agora preparou uma lista com cinco praias desertas pra você descobrir:

Praia de Castelhanos, Ilhabela

Atenção aventureiros! A praia de Castelhanos é um adorável destino para amantes do off road, em razão das características do solo da estrada de 22 quilômetros que corta o município de Ilhabela até a linda faixa de areias claras e o mar de ondas propício para a prática de surf. O acesso pela via é permitido aos veículos com tração nas quatro rodas, bicicletas, motos e triciclos e você também poderá percorrer o caminho a pé, caso seja amante de trilhas e tenha disposição, é claro.

Embora seja uma das praias mais afastadas de Ilhabela, Castelhanos conta com boa infraestrutura. Há uma pousada modesta, restaurantes na praia e até mesmo área para camping. Em resumo: chegar lá pode até ser um pouco cansativo, mas a natureza e o conforto compensarão qualquer esforço. E como compensarão!

Praia Barra do Una, São Sebastião

A praia do Una é mais um atrativo interessante de São Sebastião para quem gosta de lugares calmos e isolados. As areias branquinhas e o mar de águas límpidas e de ondas intensas  são elogiados por surfistas e amante da natureza em geral que aparecem por lá todos os anos.

Se você não quer saber de ondas fortes, fica sossegado pois na parte da praia onde há o encontro do mar com o rio Una, que desce por uma serra próxima, as águas são bem calminhas.

Praia da Raposa, Ubatuba

Ubatuba é uma badalada cidade do litoral norte de São Paulo e especialmente em feriados prolongados fica lotada de paulistanos e até turistas de outros estados. Contudo, a alguns quilômetros da badalação há praias isoladas e de acesso mais difícil, como a Praia da Raposa, que possui até ruínas históricas no caminho feito por trilha.

Muito arborizada e cercada de rochas, a atração tem  uma bica de água doce com água tão limpa que dá até para beber.

Praia Preta, Guarujá

A Praia Preta está no grupo das praias secretas do Guarujá e o caminho é feito por uma trilha de nível moderado por meio da mata de aproximadamente 800 metros. Pelo percurso de troncos e árvores, pode-se conferir uma linda vista do mar que compensa qualquer esforço na caminhada.

Localizada a 28 quilômetros da parte central do Guarujá, a praia conta com pedras nas laterais, que podem ser escaladas para bons registros fotográficos e por perto há uma cachoeira com 8 metros de queda d’água.

Praia da Indaiaúba, Ilhabela

Escondidinha no extremo sul da Ilhabela, a praia de Indaiaúba fica perto da praia das Enchovas e os mar azul e com poucas ondas é convidativo a aquele visitante que morre de medo ou não é lá tão afim de águas agitadas.

Indicada para mergulhos livres, essa secreta mostra da natureza de Ilhabela possui pequenas cachoeiras e riachos no majestoso entorno.