Museu Histórico Municipal inicia campanha “Nossa História em Suas Mãos”

O CDH – Centro de Documentação Histórica de Ribeirão Pires realizará, entre os dias 20 e 31 de dezembro, a campanha “Nossa História em Suas Mãos”. A ação, promovida por meio da Secretaria de Cultura da Prefeitura, tem por objetivo promover a arrecadação de objetos antigos, fotografias, documentos e mapas, para que moradores possam colaborar com a memória do Museu Municipal.

Durante o período, serão aceitas fotografias; qualquer foto de famílias antigas; paisagens que tenham ligação com a cidade; e imagens ligadas à construção ou desenvolvimento da Estância. Também podem ser doados documentos como livros sobre a cidade; jornais antigos e mapas da cidade; cartazes; folders; rótulos; material publicitário comercial e político (santinhos, cédulas, entre outros). 

Depoimentos gravados ou escritos sobre moradores antigos e pessoas importantes que já faleceram podem ser entregues para doação, bem como depoimentos sobre a origem de bairros, ruas, instituições, escolas e sobre fatos políticos. Os materiais devem possuir, pelo menos, 25 anos de existência.

Não serão aceitos materiais que divulguem ideologia partidária (exceto os de eleições municipais passadas que não sejam ofensivos ou apócrifos), crença religiosa (exceto quadros, ilustrações e fotos de templos), de caráter racista, de conteúdo adulto ou que apresentem conteúdo ofensivo a questões de gênero e de diversidade cultural.

Os interessados em doar ou emprestar acervo para digitalização devem comparecer ao Museu Histórico de Ribeirão Pires, localizado na Rua Miguel Prisco, 286 – Centro, de terça e quinta, das 9h às 17h; aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

Mais informações podem ser obtidas junto ao CDH – Centro de Documentação Histórica de Ribeirão Pires, pelos telefones 4825-9049 ou 4827-4598.