Guardas da ROMU realizam parto emergencial dentro de veículo

Na noite desta quinta-feira (6), membros da Romu, equipe de elite da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ribeirão Pires, resgataram uma mulher prestes a entrar em trabalho de parto nas proximidades da Câmara Municipal da cidade.

Andressa  Nascimento Silva, 21, moradora do bairro Santa Tereza, em Rio Grande da Serra, informou que após fazer um exame em um centro de saúde nas proximidades de sua residência, voltou para casa e sentiu dores, foi onde tentou se deslocar até a Maternidade São Lucas, mas começou a entrar em trabalho de parto dentro do veículo em que estava. A tia, que dirigia o veículo, entrou em estado de choque, parou o veículo, e começou a gritar por socorro. Uma viatura da ROMU foi até o local e prestou socorro à mulher.

Os guardas começaram a auxiliar a gestante até a Maternidade, mas o trabalho de parto se iniciou dentro do veículo, e teve que ser realizado pelos próprios guardas. O bebê não chegou a nascer completamente, e ao chegar a maternidade, o procedimento foi finalizado pelo obstetra José Márcio, também dentro do carro da família da gestante. “Ah, eu não consigo expressar a emoção que eu sinto agora. Na hora é concentração e calma, até pra manter a tranquilidade da gestante, e também colocar em prática tudo que aprendemos, mas depois de tudo que aconteceu, a emoção é maravilhosa. A verdadeira sensação do dever cumprido”, informou Marcelo Donizete dos Santos, um dos oficiais que auxiliaram no parto.

“Cheguei lá, ela estava deitada no banco de trás e o neném já estava nascendo, então não tinha jeito de tirar ela de dentro do carro. Quando tem que nascer rápido não tem o que fazer, ele vem. Foi muito importante o trabalho deles, porque inclusive estava escuro, e eles também auxiliaram com a iluminação”, disse o obstetra.

Questionada sobre o trabalho dos guardas, Graziella disse estar muito agradecida pelo pronto atendimento e aproveitou para mandar um recado àqueles que criticam o trabalho dos Guardas: “Ah alguns criticam, mas você não sabe o dia de amanhã, no meu caso se não fosse por eles eu não conseguiria chegar até o hospital. Eu sou muito grata a eles, muito mesmo, finalizou a nova mãe da menina, que se chamará Manuela.

Erramos! O DiárioRP errou ao dizer que o bebê nasceu dentro da viatura, quando na verdade foi dentro do carro da família da gestante, no entanto auxiliados pelos Guardas. Também faltou citar que quem finalizou o procedimento foi o obstetra José Márcio, do Hospital São Lucas. Os erros foram corrigidos no texto.