Proporcionar conhecimento e novas experiências esportivas está entre as propostas do projeto “Conhecendo os Esportes”, desenvolvido na Escola Municipal Fiorindo Roncon, em Ribeirão Pires. Na ação promovida pela Secretaria de Educação da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, cerca de 170 alunos matriculados nos Jardim I e II, com idade entre quatro e cinco anos, participam das aulas de educação física em contato direto com diferentes esportes, como capoeira, judô, badmington e frisbee.

Alunos do programa “Lutando pela Educação”, que oferece aulas gratuitas de judô e taekwondo para estudantes da rede pública da cidade, estiveram na Escola Fiorindo Roncon apresentando a modalidade esportiva taekwonko. Ao final da apresentação, os alunos da unidade escolar puderam praticar alguns exercícios.

Neste semestre, o projeto “Conhecendo os Esportes” já proporcionou dia de vivência de capoeira, frisbee, entre outras modalidades. “As crianças tiveram a oportunidade de conhecer esportes e seus equipamentos. Os alunos aprenderam tanto a teoria quanto a prática segura do esporte, com atividades lúdicas e pedagógicas” explicou a diretora da unidade escolar, Monica Perez.

De acordo com a professora de educação física, Jéssica do Amaral, o objetivo é proporcionar a vivência de esportes, com os quais os alunos, em sua maioria, ainda não tenham tido contato. “Podemos despertar o interesse do aluno para a prática de um esporte que, até então, ele não conheça e ainda ampliar o repertório motor”, explicou.

A aluna Sofia Rodrigues Santana, de cinco anos, contou que nunca tinha visto capoeira e taekwondo de perto. “É muito legal ter aulas diferentes”, disse.

Durante as aulas foram trabalhados diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento social e físico da criança, como a habilidade de interagir em equipe, manipulação de objetos, coordenação motora, lateralidade, força, velocidade, entre outras.