Prefeitura se mobiliza na luta contra a Aids no Dezembro Vermelho

A cidade de Ribeirão Pires está mobilizada na luta contra a Aids. Para encerrar as campanhas de saúde do ano, a Prefeitura, com a contribuição de parceiros, promoverá atividades de conscientização durante o “Dezembro Vermelho”. Orientações e a realização de testes gratuitos integram as ações que serão reforçadas nesse período.

Durante todo o mês, as equipes da rede municipal de Saúde irão reforçar as ações de prevenção das ISTs/AIDS, fortalecendo a divulgação dos serviços ofertados gratuitamente aos moradores.

Kits de prevenção, com materiais informativos e preservativos, estão disponíveis durante todo o ano na rede, bem como testes para as Infecções Sexualmente Transmissíveis e tratamento, no Serviço de Atenção Especializada – SAE (Av. Francisco Monteiro, 205 – Centro. Seg. a sex., das 7h às 18h).

A campanha “Dezembro Vermelho” chama a atenção da população em todo o mundo para o número crescente de novos casos de Aids e outras ISTs. Em Ribeirão Pires, de janeiro a setembro de 2018, foram registrados 21 novos casos de Aids, sendo a maioria entre jovens.

No ano, foram registrados seis óbitos pelo diagnóstico tardio da doença ou abandono do tratamento. O Serviço de Atenção Especializada de Ribeirão Pires atende, atualmente, 355 pacientes, sendo 80% deles moradores da cidade; 15% de Rio Grande da Serra; 15% de Mauá e outros municípios, como Santo André e da Grande São Paulo.

“Nossas equipes trabalham durante todo o ano para conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção a essas infecções, bem como a realização dos testes que possibilitam diagnóstico precoce. Essas ações estão sendo reforçadas e os profissionais do Serviço de Atenção Especializada estão preparados para acolher os moradores, esclarecerem suas dúvidas e orientarem sobre os serviços disponíveis gratuitamente em nossa rede”, explicou a secretária de Saúde da cidade, Patrícia Freitas.

“Aquele que tem vida sexual ativa e não usou camisinha, ou a camisinha rompeu; que tem ou teve uma Infecção Sexualmente Transmissível; que compartilhou seringas e agulhas; que está grávida ou deseja engravidar recomenda-se fazer os exames. Diante de um diagnóstico positivo, o usuário terá a possibilidade de adotar ou manter as práticas de sexo seguro. Na testagem, faz parte o acolhimento do usuário que possui como foco a melhoria na qualidade de vida e na garantia dos direitos humanos”, afirmou a coordenadora do Programa IST/AIDS/Hepatites Virais/Tuberculose/Hanseníase, Nanci Garrido Butin.

Fique Sabendo – Entre os dias 1 e 7, as equipes da Saúde realizarão a Campanha Fique Sabendo. Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C estarão disponíveis gratuitamente no Serviço de Atenção Especializada (Av. Francisco Monteiro, 205 – Centro. Seg. a sex., das 7h às 18h). Nas Unidades Básicas de Saúde, a testagem para HIV e Sífilis será realizada seguindo cronograma da ação (confira datas abaixo). Já no dia 30 de novembro, os exames poderão ser feitos na Praça Central da cidade, no Dia “D” da Saúde (das 10h às 16h – Rua Boa Vista, S/N – Centro).

Testes Rápidos nas Unidades de Saúde:

USF Ouro Fino – 3 de dezembro, das 8h às 16h.

USF IV Divisão: 4 de dezembro, das 8h às 16h.

USF Jardim Luso – 4 de dezembro, das 8h às 16h.

USF Vila Sueli – 4 de dezembro, das 8h às 16h.

USF Jardim Guanabara – 5 de dezembro, das 8h às 16h.

UBS Centro – 5 de dezembro, das 8h às 16h.

USF Jd. Valentina – 5 de dezembro, das 8h às 16h.

UBS Centro Alto – 6 de dezembro, das 8h às 16h.

UBS Santa Luzia – 6 de dezembro, das 8h às 16h.

USF Jardim Caçula – 6 de dezembro, das 8h às 16h.