Dia “D” da Saúde acontece nesta sexta

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ribeirão Pires realizará nessa sexta-feira, dia 30, mais uma edição do Dia “D” da Saúde na Praça Central. Nesse mês, as equipes do setor reforçam orientações de campanhas de prevenção à doenças: combate ao Aedes aegypti, ao câncer de próstata e às ISTs/Aids. Das 10h às 16h, os moradores também terão acesso a serviços gratuitos, como aferição de pressão arterial, dextro, entre outros.

Profissionais da Atenção Básica promoverão orientações e esclarecimentos sobre a saúde do homem, com enfoque especial na prevenção ao câncer de próstata. A atividade integra o calendário de ações da campanha Novembro Azul, realizada durante todo o mês com palestras gratuitas nas UBSs da cidade.

A equipe da Vigilância Epidemiológica reforçará a divulgação sobre o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Cuidados como evitar acúmulo de água em pneus, vasos de plantas e tampar caixas d´água contribuem para reduzir focos do mosquito, especialmente no período do verão. A atividade faz parte da Semana Nacional de Combate ao Aedes, realizada de 26 a 30 de novembro.

A prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs/Aids/Hepatites Virais também será intensificada durante o Dezembro Vermelho. No Dia “D” da Saúde na Praça, equipe do Serviço de Atenção Especializada da Prefeitura entregará materiais informativos sobre como prevenir a transmissão das doenças. No local, serão disponibilizados testes rápidos de HIV e Sífilis.

Serviços gratuitos: Entre as atrações do evento também estão orientações em saúde bucal, esclarecimento de dúvidas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs/Aids, distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e encaminhamentos de equipe de enfermagem para unidades de atendimento, caso haja necessidade.

Além da Saúde, equipe do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico atenderá os participantes do evento, orientando sobre emissão de Carteira de Trabalho, entre outras questões.