Projeto Primeiros Acordes começa em Rio Grande da Serra

Acontece no dia 22 de novembro a abertura oficial do Projeto Primeiros Acordes – Escola de Música de Rio Grande da Serra, que terá aulas de música para jovens de 14 a 21 anos do município. O projeto é uma realização da Aprisco (Associação de Presbiterianos para Inclusão Social e Comunitária em Defesa da Vida) e conta com o patrocínio da Unipar Indupa, que constantemente apoia ações culturais e esportivas locais.

As aulas ocorrerão à noite três vezes por semana durante nove meses na antiga EMEB Prof.ª Raquel Silveira Monteiro, localizada na Rua José Maria Figueiredo, nº 435, no centro da cidade. O objetivo é a formação de uma orquestra com 60 pessoas, entre 16 e 21 anos. São três professores responsáveis pela turma, sendo um de metais, um de madeiras e outro de percussão.

Na visão do diretor de Recursos Humanos da Unipar, João Raful, a empresa enxergou no Projeto Primeiros Acordes uma maneira de oferecer aos jovens aquilo que eles sempre tiveram como sonho, mas nunca tiveram oportunidade. “A música é um instrumento de cultura, educação e sociabilidade. Introduzir a música na vida dos jovens é uma maneira eficiente de contribuir para o futuro desses jovens”, diz.

Embora seja ideal que os interessados tenham já algum conhecimento musical, o projeto é aberto a todos queiram aprender. Os instrumentos serão cedidos e as aulas serão gratuitas.

Além do Primeiros Acordes, a Unipar Indupa também atua em diversos outros projetos na região de Rio Grande da Serra, como o Fibras da Serra, de produção de objetos artesanais e geração de renda pela população local, e o Skatescola, que incentiva a prática esportiva.

A indústria é a principal beneficiada com os projetos, pois eles impactam diretamente no convívio dos colaboradores da empresa. Por essa razão, o investimento nessas causas se torna tão importante”, completa Raful.