Carreta de mamografia ficará até dia 1º de dezembro

A cidade de Ribeirão Pires está sediando a carreta de mamografia “Mulheres de Peito”. A unidade móvel do Governo Estadual realizará gratuitamente os exames na cidade até o dia 1º de dezembro. A carreta está estacionada na Rua João Domingues de Oliveira, ao lado das lojas Habib´s e Casas Bahia.

Elizabete Tassi da Silva, de 60 anos, moradora do Jardim Caçula, aprovou a vinda da carreta, ressaltando a importância às mulheres da realização de exames preventivos. “Esse é um dos melhores programas que vi nesse sentido”, opinou.

Serão realizados 50 exames por dia na unidade. Mulheres com até 49 anos precisarão apresentar pedido médico para realizar a mamografia. A partir dos 50 anos, o pedido não é obrigatório. O atendimento será feito das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira; e das 9h às 13h aos sábados – somente 25 exames nesse dia. Nos feriados dias 15 e 20, e também no dia 19 de novembro, não haverá atendimento na carreta.

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a carreta atenderá apenas casos positivos da doença, para encaminhamento das moradoras à mastologista da rede municipal. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, as imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

“A realização de exames de diagnóstico como a mamografia é de extrema importância para a identificação de doenças de forma precoce, possibilitando aos pacientes o encaminhamento e início do tratamento de forma mais rápida e eficaz. A rede municipal de saúde de Ribeirão Pires está fortalecendo e ampliando os serviços voltados à saúde da mulher, justamente para o enfrentamento de doenças que, infelizmente, ainda fazem muitas vitimas em nosso país”, avaliou a secretária de Saúde do município, Patrícia Freitas.

A rede municipal de Ribeirão Pires utiliza, atualmente, unidades de referência para a realização de mamografia. Há cerca de 1600 pacientes aguardando agendamento do exame. A Prefeitura trabalha para a implantação do exame gratuito na rede municipal.