Prefeitura realiza campanha contra a tuberculose

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio do Programa de Tuberculose, realiza até o próximo dia 19 de novembro a 2ª Campanha na Rede de Saúde dos Sintomáticos Respiratórios. Desde o início deste mês, os profissionais do setor na cidade estão reforçando as ações para identificar portadores de tuberculose. As atividades marcam, ainda, o Dia Nacional de Combate à doença, em 17 de novembro.

A disseminação de informações sobre a doença, bem como a divulgação dos serviços de diagnóstico e de tratamento ofertados gratuitamente na rede municipal, estão sendo reforçados durante a campanha.

Os pacientes que tiverem entre os sintomas tosse por mais de três semanas, febre ao final da tarde, sudorese noturna e emagrecimento devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para a realização do exame de baciloscopia (escarro), utilizado para diagnosticar a tuberculose. Se necessário, a rede municipal realiza raio-x do pulmão e avaliação clínica.

Em casos positivos da doença, o tratamento é realizado no Ambulatório de Infectologia do município. Com o tratamento feito corretamente, a tuberculose tem cura. Em 2018, a Prefeitura de Ribeirão Pires registrou, de janeiro a outubro, 31 casos de tuberculose na cidade.