Um novo 4G vai chegar na região do ABC

O sinal de internet móvel de quarta geração (4G) na faixa dos 700MHz está chegando nas cidades de Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André e São Bernardo do Campo (SP). Esta é uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem a internet com velocidades muito mais rápidas, principalmente em ambientes fechados.

Celulares com recursos de internet móvel de quarta geração (4G) vendidos desde o ano passado no Brasil terão funcionalidade limitada quando o sinal de 700 MHz entrar em operação até 2016, já que não são compatíveis com essa frequência. Os celulares 4G vendidos atualmente no país operam na frequên­cia de 2,5 GHz, leiloada às operadoras em 2012 e cujas antenas foram instaladas em grandes cidades – assim, os aparelhos atuais não funcionarão nos municípios onde só estiver disponível a nova frequência.

Executivos do setor argumentam que a limitação não chega a ser uma barreira, pois os usuários costumam trocar de celular de dois em dois anos. Mas com aparelhos sendo vendidos a preços superiores a R$ 2 mil, a mudança tem preocupado entidades de defesa do consumidor.

Compartilhe:

Notícias relacionadas