Nutrição da FMABC abre cursos de pós-graduação na área de Gastronomia

A Faculdade de Medicina do ABC de Santo André, em parceria com a Adesso Instituto de Gastronomia e Negócios, abriu inscrições para novos cursos de especialização na área de Nutrição. São eles: Gastronomia Aplicada à Nutrição Funcional, Confeitaria Clássica e Funcional, Gastronomia Vegana e Vinhos e Azeites. Todos foram aprovados pela Congregação da FMABC no dia 14 de junho. A previsão de início das aulas é agosto, na sede da Adesso, em São Caetano do Sul.

Continua após a publicidade.

Apenas o curso de Gastronomia Aplicada à Nutrição Funcional exige formação em Nutrição, ou em áreas multiprofissionais da Saúde. Já os interessados nos demais cursos precisam apenas comprovar Ensino Superior completo, incluindo Tecnólogos. Em cada curso são ofertadas 20 vagas e a carga horária é de 450 horas, distribuídas em 18 meses. Na prática, a FMABC entra com a estrutura da biblioteca e corpo docente à disposição dos alunos, especialmente nas áreas de Nutrição, Fisiologia e Bioquímica. Já a Adesso fica responsável por ministrar outras disciplinas e sediar as aulas, uma vez que conta com estrutura de laboratórios de panificação, áreas apropriadas para manipulação e preservação de alimentos, além de materiais como avental, utensílios e apostilas.

Segundo a coordenadora das novas especializações e professora dos cursos de Nutrição, Gestão em Saúde Ambiental e da Residência Multiprofissional da FMABC, Priscila Nogueira Chasseraux, os cursos de Confeitaria Clássica e Funcional, Gastronomia Vegana, e de Vinhos e Azeites são inéditos no País. Na Adesso, todos já existiam no formato de qualificação profissional, até então com duração de 12 meses. Agora, tornam-se oficialmente cursos de pós-graduação. “Já há alunos interessados de Tocantins, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Por isso, as aulas serão de sexta a domingo, uma vez por mês, para facilitar o deslocamento. Com a importante chancela da Faculdade de Medicina do ABC, a expectativa é atrair alunos de todo o País, uma vez que há poucos professores dessas áreas. E não precisa saber cozinhar, pois haverá diversas aulas teóricas e práticas”, explicou.

A principal diferença entre o curso de qualificação profissional e a pós-graduação é a inserção de aulas teóricas na grade curricular, agora com apoio da equipe de docentes da faculdade. “O curso de confeitaria, por exemplo, passa a ter aulas de Fisiologia. O aluno aprenderá os benefícios de substituir a manteiga por gordura de amêndoa ou avelã, entre outras técnicas, e a partir disso entender conceitos que tornem a alimentação mais funcional”.

Já o curso de Gastronomia Vegana ensinará como suprir as necessidades nutricionais da dieta vegana e/ou vegetariana, com foco no equilíbrio entre sofisticação, nutrição e simplicidade no preparo dos alimentos. A culinária naturalista é conhecida por criar pratos livres de gorduras, de produtos de origem animal e de alimentos transgênicos.

Adeptos da culinária interessados no curso de Vinhos e Azeites aprenderão sobre técnicas de harmonização, conceitos históricos, produção de aromas, entre outros temas. As inscrições para os quatro cursos vão até agosto e podem ser feitas pelo sitewww.adessoag.com.br.