Pilates pode amenizar sintomas e dores da Fibromialgia

A fibriomialgia é uma das doenças reumatológicas mais frequentes, cuja característica principal é a dor muscoesquelética difusa e crônica  (POLLAC  ET AL. 2010).

A fibromialgia ainda não possui um método de diagnótico direto e tem como sintomas dor disseminada, cansaço, e até perturbações no sono e seu diagnóstico incluem também transtornos de ansiedade, transtorno de estresse e casos de Depressão. As Dores geralmente aparecem distribuídas pelo corpo e não necessariamente têm de ter simetria, ou seja, variam de intensidade de um lado em relação a outro.

Pouco se fala da importância da atividade física para pacientes com fibriomialgia, durante a prática de uma atividade a liberação de hormônios e neurotransmissores é estimulada, e com sua prática o indivíduo se sente revigorado.

Com o movimento e estimulação motora com maior eficiência, o esforço torna-se menor assim gerando menos compressão da musculatura e nervos tornando as crises de dor menos intensas.

Tendo em vista a prática da atividade Física, uma boa opção o Pilates, Método de controle Muscular desenvolvido como tratamento e prevenção de várias patologias. Pilates auxilia no fortalecimento, Bem-estar, além de condicionamento físico, Postura e Flexibilidade.

O Equillibrium Stúdio Pilates Localizado no Centro de Ribeirão Pires tem através de suas aulas proporcionado mudanças na qualidade de vida de muita gente.

“ Eu Costumava Dizer que era uma dor que andava pelo corpo, só não doía meu cabelo. No inicio eu mal conseguia andar. Tomei  muitos medicamentos anti-inflamatórios, por fim, morfina, mas o médico dizia que era o último recurso. Tinha várias crises ao qual tinha que ir ao hospital porque medicamentos via oral não amenizava mais”, relata uma aluna que sofre de fibriomialgia.

“Então por fim resolvi praticar alguma atividade física. Entrei no Pilates e no decorrer das aulas fui me sentindo melhor, e hoje com 5 meses não tenho mais crises de dores intensas.  Muito menos que visito pronto socorro por fibriomialgia”, completa.

Texto escrito por Jéssica Nascimento
CREF 101293-G/SP
Gerente Equillibrium Studio Pilates