Ribeirão Pires promove adequações no Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário da cidade de Ribeirão Pires “João Evaristo de Abreu Duarte” está recebendo reestruturação administrativa.  O objetivo é adotar medidas técnicas e mecanismos de gestão recomendados pelo IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus e pelo Sistema Estadual de Museus, seguindo os marcos da política nacional de museus.

Continua após a publicidade.

As adequações estão sendo realizadas pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e do Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio(CATP). As melhorias têm por objetivo aproximar o público do local. Durante o período de ajustes, o museu estará fechado para visitação.

O local será o primeiro museu ferroviário da região a ter instalações de Ferromodelismo, com maquetes que respeitam a escala. O Museu Ferroviário de Ribeirão Pires “João Evaristo de Abreu Duarte” será um museu de difusão, com foco em ações educativas, transmitindo a história e importância da ferrovia para o desenvolvimento do município e região.

Até a reativação do local, a Prefeitura também prevê a criação do Conselho Gestor, formado majoritariamente por ferroviários, para a condução do museu por meio de uma gestão participativa.

Inaugurado em 2016, o Museu Ferroviário de Ribeirão Pires é o segundo deste segmento na região do Grande ABC. Em 1999 o edifício foi oficialmente concedido pela União à Prefeitura para utilização em ações culturais e educativa

Notícias relacionadas