Ribeirão Pires capacita estudantes pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

No começo da semana, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires promoveu Roda de Apoio junto aos alunos da Escola Municipal Professor Sebastião Vayego de Carvalho, em Ouro Fino Paulista.

Continua após a publicidade.

Parte da ação será promovida nas áreas de abrangências dos Centros de Referência de Assistência Social de Ribeirão Pires, com o objetivo de divulgar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Iniciativa do Governo Federal, o PETI tem como objetivo retirar crianças e adolescentes de 7 a 15 anos de idade do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante, ou seja, daquele trabalho que coloca em risco sua saúde e sua segurança.

“A atividade, que faz parte do segundo módulo do programa, tem como objetivo capacitar os adolescentes das escolas públicas como protagonistas e agentes sociais promotores de ações de combate ao trabalho infantil. Tendo efeito multiplicador, a ação também envolverá os funcionários da rede de ensino, demais secretarias e departamentos públicos na identificação do trabalho infantil relacionado a moradores de cada território dos CRAS”, explicou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elza Iwasaki.

Os encontros semanais nos territórios do Jardim Valentina, Quarta Divisão e Ouro Fino Paulista conta com oficinas socioeducativas voltadas aos adolescentes.

“A ideia é disseminar o conhecimento sobre questões que envolvam o trabalho infantil através de atividades como teatro, grafite e, também, conteúdo nas redes sociais, abordando questões como a garantia de direitos das crianças e adolescentes, que se encontram em período de formação e devem ser protegidos”, completou a secretária.

Notícias relacionadas