A educação tem sido um assunto muito comentado pelos munícipes de Rio Grande da Serra, principalmente pelo estado em que as unidades educacionais do município têm se encontrado. Um exemplo disso é a Escola Estadual Francisco Lourenço de Melo, que fica no bairro Tsuzuki.

Segundo diversos pais de alunos, a escola tem várias goteiras em dias de chuva e a estrutura da escola está com os dias contados. Via rede social, um dos pais disse: “Os diretores estão tendo que se virar para manter a escola funcionando e os professores, e muitas vezes pais dos alunos se unem para que as aulas continuem”.

continua após a publicidade

Na câmara dos vereadores, em sessões passadas os vereadores relataram a difícil situação que as escolas estão passando, citando até um mutirão realizados pelos alunos e professores para recuperar a quadra da escola Cassiano Ricardo, que estava tomada pelo mato.

Além disso, o tráfico de drogas é constante. Na unidade visitada por nossa equipe, foi possível ver um grupo de traficantes contando dinheiro em frente à escola sentados em cadeiras da própria unidade.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que enviou cerca de R$27 mil no início do ano letivo para que fossem realizados os pequenos reparos para o início das aulas. A Escola Francisco Lourenço de Mello está em obras no valor de R$ 98 mil. Já a Escola Cora Coralina recebeu limpeza, e na Escola Estadual Cassiano Ricardo a poda está agendada para o dia 24 de março.