Comerciante há 40 anos, empreendedora é exemplo de sucesso

Maria Aparecida de Araújo, talvez você não se recorde deste nome, mas com certeza sabe de quem estou falando. Este é o nome verdadeiro de Jussara Araújo, a mais antiga profissional da beleza de Ribeirão Pires. Se você não a conhece pessoalmente, com certeza já
ouviu falar dela. Aos 65 anos, Jussara é proprietária de duas empresas com as duas filhas; uma academia e um Salão de beleza, que foi onde a história profissional dela começou.

A profissional da beleza nasceu em Ribeirão Pires em 1951. Aos 17, ela já trabalhava em salões de São Paulo. Com o passar do tempo, ela decidiu abrir o próprio salão na sua cidade natal, foi quando surgiu o “Jussara Coiffure” em Ribeirão Pires. Hoje, o Salão de beleza é o mais antigo e mais tradicional, comemora Jussara, que mesmo já tendo se casado três vezes, sempre foi independente e como ela
mesmo diz, “nunca precisou de homem para nada”. Jussara conta que quando decidiu abrir seu salão em Ribeirão, foi um local um pouco simples, mas se especializou para trazer coisas diferentes, como por exemplo a “Escova”, que hoje é muito comum para as mulheres, mas conta que foi a primeira a trazer a técnica para a cidade:

“Quando as pessoas descobriram que eu sabia fazer escova, o salão começou a transbordar de clientes. Havia dias em que eu chegava às 8h para trabalhar e saia só pelas 23h, de tão lotado que ficava”

Jussara, no entanto, não se satisfez com a situação e foi estudar para se profissionalizar ainda mais. Hoje já são mais de 50 certificados recebidos pela cabeleireira. Destes, 20 são de cursos internacionais, como um que ela fez em Paris, no Centro Técnico da Loréal, que inclusive a convidou para trabalhar para a empresa na “cidade Luz”, mas o convite foi recusado por ela.

Jussara também foi vencedora de quatro “Tesouras de Ouro”, prêmio que reconhece os principais profissionais de todo o Brasil, e ela não esconde o segredo de tanto sucesso, aliás, ela é bem enfática.

“Hoje sou uma mulher feliz, conheço o mundo inteiro, sou independente e faço o que eu quiser. Gosto de viver a vida bem e me basto, nunca precisei de homem pra nada, nenhuma mulher precisa. O segredo é acordar cedo, ir trabalhar e sempre ser independente. Mulher não precisa de homem pra nada, hoje em dia então, não precisa de homem nem pra gozar”, finaliza.