Vândalos depredaram parte da cerca que envolve a Capela de Santo Antônio e uma via sacra que estava sendo construída na escadaria que leva à igreja. Os homens também chegaram a trancar duas fiéis para realizar os atos de vandalismo.

De acordo com uma das fiéis que estava no local no momento da ação, ela e uma colega de 65 anos teriam ido à igreja na noite do último sábado (3), no intuito de realizar uma limpeza para a missa que aconteceria na manhã do dia seguinte. Ao chegar no local, as mulheres viram que dois homens estavam parados em frente a capela em um carro prata. Como já é de costume o local receber visitas, elas não acharam a atitude suspeita e entraram à igreja e “encostaram a porta”.

continua após a publicidade

De acordo com as fiéis, em torno das 22h, quando já se preparavam para ir embora, elas começaram a ouvir barulhos de marretadas. Ao tentar sair da capela, perceberam que haviam sido trancadas pelo lado de fora. Uma delas ligou para o marido ir ajudá-las. Ao sair, perceberam que parte da cerca estava depredada e, quando foram tirar fotos, ouviram mais barulhos de marretadas vindo da escadaria que sobe ao mirante. Com medo, fugiram e acionaram a Guarda Municipal, que ao chegar no local, não encontrou nenhum suspeito.

“Estamos com medo de que isso aconteça de novo. De que eles possam destruir novamente ou até mesmo roubar alguma arte. É muito triste ver que existem pessoas que não vejam que isso também é um ganho para a cidade”, disse uma das fiéis.

Procurada, A prefeitura de Ribeirão Pires informou que, “por meio da Secretaria de Segurança Pública Municipal, está apurando os fatos junto à Polícia Civil para a identificação dos envolvidos na ação criminosa, para que sejam responsabilizadas pelos danos causados ao município. A Prefeitura lamenta e repudia ações de vandalismo e depreciação do patrimônio público da cidade. A Administração Municipal, por meio de projetos dos setores de Turismo e Educação, promove projetos de valorização e preservação do patrimônio, bem como atividades que estimulem os moradores a se apropriarem dos bens históricos e culturais de Ribeirão Pires. Na área da segurança, projetos para fortalecer o combate e a prevenção de ações criminosas estão em andamento. Entre as medidas que deverão ser em breve implantadas está a criação de novos canais de comunicação que irão facilitar aos moradores a denuncia de atividades e/ou pessoas suspeitas em bairros e espaços públicos do município. A Secretaria de Segurança Pública pede aos moradores que tiverem informações sobre a autoria da ação criminosa no Mirante Santo Antônio que denunciem, anonimamente, pelo telefone da Guarda Civil Municipal – 153”.

 

Veja fotos do local: