CPI da saúde está paralisada há 5 meses em Ribeirão Pires

De autoria do ex-vereador Renato Foresto (PT), o requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde foi aprovado na Câmara Municipal de Ribeirão Pires, de forma unânime, em Setembro de 2015.

Continua após a publicidade.

De acordo com protestantes, na época, a CPI teria tido dificuldades em sua abertura por conta do vereador José Nelson de Barros (PMDB), então presidente da Câmara. Revoltados, os jovens ocuparam o plenário da Casa legislativa como protesto pela demora na abertura e a ação acabou se tornando notícia em diversos veículos de comunicação nacionais.

José Nelson (PMDB) presidia a câmara de vereadores. (Foto: DiárioRP)

Na época, alguns vereadores entraram com processo judicial, na tentativa de abrir a CPI

Após muitas idas e vindas, a CPI da Saúde, foi aberta em Setembro de 2017. No entanto, até o momento, a população não obteve nenhuma resposta concreta sobre as investigações e viu a CPI ficar apenas no papel.

Presidindo a CPI está o vereador José Nelson da Paixão, o Paixão (PPS), e tem Amaury Dias (PV) como relator e Rogério do Açougue (PSB) como membro. A comissão tinha um prazo de até 180 dias para conclusão dos trabalhos, porém nesta semana, já se passaram mais de 5 meses, e nenhuma ação concreta foi realizada pelos responsáveis.

A CPI tem por objetivo investigar contratos e ações realizadas pela Prefeitura de Ribeirão Pires, focando nas gestões de Clóvis Volpi (Patriotas), Saulo Benevides (PMDB) e Adler Kiko Teixeira (PSB), de 2009 até 2017.

Paixão (PPS) foi escolhido para presidir a CPI. (Foto: DiárioRP)

Buscando saber como está o andamento dos processos, o DiárioRP tentou contato com todos os três responsáveis pela comissão. Somente o vereador Rogério Luiz retornou o contato de nossa equipe de reportagem:

“Haveria uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde, mas um imprevisto fez com que o encontro fosse adiado”

– Disse.

Rogério afirmou, ainda, que iria se reunir com os outros dois membros da comissão para tratar do assunto:

“Tenho uma reunião hoje (terça-feira, dia 27) com o Paixão e o Amaury, onde vamos tratar dos assuntos da CPI e, logo depois, dar satisfação para a população sobre todas as novidades”

– Completou.

A equipe do DiárioRP vai seguir acompanhando o caso de perto e informando sobre qualquer novidade que for divulgada.

Notícias relacionadas