CPI da saúde está paralisada há 5 meses em Ribeirão Pires

De autoria do ex-vereador Renato Foresto (PT), o requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde foi aprovado na Câmara Municipal de Ribeirão Pires, de forma unânime, em Setembro de 2015.

De acordo com protestantes, na época, a CPI teria tido dificuldades em sua abertura por conta do vereador José Nelson de Barros (PMDB), então presidente da Câmara. Revoltados, os jovens ocuparam o plenário da Casa legislativa como protesto pela demora na abertura e a ação acabou se tornando notícia em diversos veículos de comunicação nacionais.

José Nelson (PMDB) presidia a câmara de vereadores. (Foto: DiárioRP)

Na época, alguns vereadores entraram com processo judicial, na tentativa de abrir a CPI

Após muitas idas e vindas, a CPI da Saúde, foi aberta em Setembro de 2017. No entanto, até o momento, a população não obteve nenhuma resposta concreta sobre as investigações e viu a CPI ficar apenas no papel.

Presidindo a CPI está o vereador José Nelson da Paixão, o Paixão (PPS), e tem Amaury Dias (PV) como relator e Rogério do Açougue (PSB) como membro. A comissão tinha um prazo de até 180 dias para conclusão dos trabalhos, porém nesta semana, já se passaram mais de 5 meses, e nenhuma ação concreta foi realizada pelos responsáveis.

A CPI tem por objetivo investigar contratos e ações realizadas pela Prefeitura de Ribeirão Pires, focando nas gestões de Clóvis Volpi (Patriotas), Saulo Benevides (PMDB) e Adler Kiko Teixeira (PSB), de 2009 até 2017.

Paixão (PPS) foi escolhido para presidir a CPI. (Foto: DiárioRP)

Buscando saber como está o andamento dos processos, o DiárioRP tentou contato com todos os três responsáveis pela comissão. Somente o vereador Rogério Luiz retornou o contato de nossa equipe de reportagem:

“Haveria uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde, mas um imprevisto fez com que o encontro fosse adiado”

– Disse.

Rogério afirmou, ainda, que iria se reunir com os outros dois membros da comissão para tratar do assunto:

“Tenho uma reunião hoje (terça-feira, dia 27) com o Paixão e o Amaury, onde vamos tratar dos assuntos da CPI e, logo depois, dar satisfação para a população sobre todas as novidades”

– Completou.

A equipe do DiárioRP vai seguir acompanhando o caso de perto e informando sobre qualquer novidade que for divulgada.