RP recebe congratulações por combate à Tuberculose

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires recebeu, na última semana, mais um reconhecimento pelas ações de combate à tuberculose. Em cerimônia realizada no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, a equipe do Programa Municipal de Controle da doença recebeu Prêmio pela Busca de Casos de Tuberculose durante a 1ª Campanha em 2017, conferida a 33 municípios pela Coordenadoria de Controle de Doenças do Governo Estadual.

Na última semana, Ribeirão Pires conquistou por suas ações de combate à tuberculose o 7º Prêmio David Capistrano, entregue aos melhores projetos apresentados pelas prefeituras que participaram da 14ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios. A Mostra foi parte da programação do 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado de 22 a 24 de março, no Mendes Convention Center, em Santos.

Em março deste ano, a Prefeitura realizou a 1ª Campanha dos Sintomáticos Respiratórios do ano. Durante a ação, os profissionais do setor na cidade estão reforçando as ações para identificar portadores de tuberculose. A busca ativa por sintomáticos respiratórios em duas comunidades terapêuticas – Amor Verdadeiro e Fraternidade de Jesus, estão entre as atividades que foram realizadas no período.

A disseminação de informações sobre a doença, bem como a divulgação dos serviços de diagnóstico e de tratamento ofertados gratuitamente na rede municipal, também foram reforçados durante a campanha.

A orientação é um dos instrumentos utilizados pelo Programa Municipal de Controle de Tuberculose. Os pacientes que tiverem entre os sintomas tosse por mais de três semanas, febre ao final da tarde, sudorese noturna e emagrecimento devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para a realização do exame de baciloscopia (escarro), utilizado para diagnosticar a tuberculose. Se necessário, a rede municipal realiza raio-x do pulmão e avaliação clínica.

Em casos positivos da doença, o tratamento é realizado no Ambulatório de Infectologia do município. A Prefeitura de Ribeirão Pires registrou 28 casos de tuberculose na cidade em 2016. Neste ano, até o início deste mês, foram registrados três casos.