A Defesa Civil de Ribeirão Pires recebeu, na última sexta-feira (10) o prêmio ouro do PAM (Plano de Auxílio Mútuo), de Capuava, que te como principal objetivo, destacar as ações de instituições e empresas parceiras, onde é celebrado índice positivo de ações que beneficiam os envolvidos.
Desde 2013, o Prêmio Destaque vem mensurando o atendimento às atividades permanentes do PAM, entre elas reuniões, simulados de emergência, auditorias nas empresas, testes diários do sistema de comunicação e envios de informes sobre quedas de balões
Nos três primeiros meses de cada ano, troféus e certificados são entregues às empresas e aos órgãos públicos que se classificam como ouro (atendimento acima de 90%), prata (superior a 75% e inferior a 89%) e bronze (superior a 60% e inferior a 74%). “Após a implantação do prêmio, percebemos a melhoria contínua no atendimento aos requisitos do Plano, o que gera maior sinergia dentro do grupo”, afirma Valdemar Conti, coordenador do PAM.
Palestras da Defesa Civil
Também na última semana, a Defesa Civil de Ribeirão Pires realizou palestra sobre os perigos dos balões. A ação aconteceu na Escola Estadual Dom José Gaspar, localizada na Vila Aurora. O objetivo é prevenir a prática que é prejudicial para a natureza e pode causar acidentes e até mesmo mortes.
A iniciativa partiu da Defesa Civil que viu na escola a oportunidade de multiplicar o conhecimento e entendimento sobre a prática ilegal dos balões. Durante a palestra, foi explicado sobre o crime de produzir, soltar ou até mesmo transportar balões, que pode resultar em reclusão de até três anos.
Para a diretora da escola, Fátima Cristina Ataíde de Carvalho, outras iniciativas como essa são bem vindas para ajudar na conscientização dos alunos. “Todas essas ações da Prefeitura deveriam acontecer dentro das escolas. Os próprios alunos conseguem reter essas informações e depois levá-las para os pais, mães, familiares e amigos”, declarou