RP e RGS: Mais de cem milhões de litros d’água são desviados, segundo Sabesp

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realizou recentemente uma ação para identificar possíveis furtos de água na região Metropolitana de São Paulo e também de Bragança Paulista. O resultado da ação foi a descoberta, em 2016, de 25.939 casos de furto de água, ou, aproximadamente 3,8 bilhões de litros desviados. Segundo a gerenciadora, esse volume de água seria suficiente para suprir aproximadamente 380 mil pessoas por um mês.

A ação já foi realizada outras vezes. Em 2015, por exemplo, os técnicos da Sabesp identificaram cerca de 20 mil fraudes nessas regiões, ou seja, houve um aumento de aproximadamente 35% no furto de água. Se comparados os números de 2014 (15,6 mil ocorrências) com 2016, o aumento é ainda mais significativo, 66%.

Ainda de acordo com as informações da Sabesp, em 2016, 70 equipes foram às ruas para realizar o processo de identificação de fraudes. Com as mais de 235 mil vistorias realizadas, foram recuperados cerca de R$ 35,3 milhões.

Diário de Ribeirão Pires questionou a Sabesp a respeito das cidades do Grande ABC onde as fraudes aconteceram. Em Ribeirão Pires, por exemplo, foram 17 infrações, em que mais de dois milhões e cem mil litros de água foram furtados. Na cidade vizinha de Rio Grande da Serra, foram catalogadas 14 infrações, resultando em 1.731.000 litros de água desviados. As outras cidades atendidas pela Sabesp no ABC são, Diadema, com 36 infrações, e São Bernardo do Campo com 478 identificações de desvio de água. Somadas, as quatro cidades tiveram mais de 100 milhões de litros de água furtados.