RP enfrenta nova crise na iluminação pública

Jardim dos Eucaliptos enfrenta mais um apagão. (Foto: Reprodução Internet)
Jardim dos Eucaliptos enfrenta mais um apagão. (Foto: Reprodução Internet)

Um ano depois de ter ficado na escuridão, Ribeirão Pires passa por uma nova crise na iluminação pública. Vários bairros já estão sem luz há meses, mas a manutenção destes locais pode demorar ainda mais.

O Executivo Municipal já renegociou a dívida com o consórcio Consladew e Jaw por duas vezes, inclusive, um Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara dos Vereadores para que a dívida fosse parcelada em 12 vezes. Chama a atenção que os ribeirão-pirenses já pagam a taxa CIP (Contribuição de Iluminação Pública) na conta de energia elétrica, justamente para que a luz pública seja mantida.

Contudo, a empresa Consladel pediu que a ‘Ribeirão Luz’, em parceria com a Prefeitura, fosse desfeita, sendo assim, a cidade está sem nenhum órgão que cuide dos problemas relacionados a iluminação pública. O 0800, canal usado pelos munícipes para relatar ruas escuras, já foi desativado, deixando a população sem ter um meio para pedir reparo nos pontos de luz das ruas.

Nos últimos dias, muitos munícipes procuraram pelo DiárioRP para relatar problemas em muitos bairros, entre eles na Vila Suíssa. A rua Kaneo Hashimoto está há dois meses sem iluminação pública, e segundo moradores, representando muito risco aos munícipes que moram na região. Jardim dos Eucaliptos, Estância Noblese, e vários outros bairros passam por situação parecida.

Questionada sobre o problema e quais foram as dificuldades encontradas pela Prefeitura em cumprir os acordos com o consórcio, o Paço informou que a iluminação pública ficará a cargo da empresa Jaw e que as pendências já foram renegociadas.

Procurada, a Consladel não quis se manifestar.