Novo golpe no WhatsApp faz dez mil vítimas no Brasil

what

Como sempre acontece quando há alguma nova funcionalidade em aplicativos usados no dia-adia, os usuários do WhatsApp estão sofrendo mais um golpe. Recentemente o maior aplicativo para troca de mensagens instantâneas divulgou uma nova versão, agora com a possibilidade de realizar chamadas em vídeo; e foi justamente esta nova função do app que causou transtornos a pelo menos 10 mil pessoas no Brasil.

Segundo a ESET, empresa especializada em cibercrimes, em menos de uma hora, essas dez mil pessoas foram vítimas de um golpe financeiro ao clicarem em um link que supostamente faria com que seus smartphones iniciassem o download de uma versão com a possibilidade da chamada em vídeo.

O problema, é que o golpe inscrevia, automaticamente, os números dos telefones das vítimas em sistemas de mensagens pagas, ou seja, essas pessoas assinaram e compraram, sem saber, pacotes de SMS que aos poucos minaria seus créditos. Além disso, o aplicativo dessas pessoas passaria a enviar essa mesma mensagem para todos os contatos da lista. Nenhum dado confidencial, como, por exemplo, senhas de bancos, seriam afetados.

O golpe era tão bem planejado, que uma página na internet, exatamente igual a página do aplicativo foi criada para enganar os usuários.

Se você é uma destas dez mil pessoas que recebeu a mensagem e acabou clicando no link, fique esperto. Para saber se você foi vítima deste golpe, basta entrar em contato com sua operadora de telefonia e solicitar uma lista de contratos vinculados ao seu número de celular. Caso algum destes contratos esteja fora de seu conhecimento, solicite a remoção para a controladora.