Ribeirão Pires não tem Plano Diretor de Turismo

Executivo Municipal estaria descumprindo normas da Secretaria de Turismo do Estado. (Foto: DiárioRP)
Executivo Municipal estaria descumprindo normas da Secretaria de Turismo do Estado. (Foto: DiárioRP)

Há algum tempo Ribeirão Pires se orgulha do título de Estância Turística devido a sua característica protetiva às nascentes e mananciais da cidade. Isso gerou muitas discussões em relação ao que a cidade oferece de Turismo ao visitante e como aproveitar melhor essa situação. Para isso, alguns requisitos básicos e indispensáveis foram explicados em uma Lei complementar aprovada em 2015. Um destes requisitos é o Plano Diretor de Turismo (PDT) que consta na Lei 1261/2015 que diz, em seu parágrafo 2º, item VI, que o PDT precisa ser aprovado e revisado a cada 3 (três) anos. Outros temas na Lei, apresentam alguns pontos a serem analisados como Saúde, Hospedagem, Ecoturismo, Pesca, Náutica, Turismo de Aventura entre outros que, teoricamente são considerados indispensáveis.

No entanto, o Diário de Ribeirão Pires foi informado que Ribeirão Pires, até hoje, não possui PDT elaborado, ou seja, deixa de cumprir um dos principais pontos para se manter com o título, podendo perder ‘sua vaga’ entre as Estâncias, e ser rebaixado a Município de Interesse Político (MIT), como informou a assessoria de imprensa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

O Diário entrou em contato com a Prefeitura e questionou a elaboração do Plano Diretor, mas até o fechamento desta edição, a Administração não havia respondido.