Depois de conhecer a ex-casa do futebol irlandês, o Dalymount Park, nada mais justo do que conhecer um pouco do Aviva Stadium, o atual lar dos “Boys in Green”. Com capacidade para 51.700 torcedores, a arena mais moderna de Dublin recebe jogos de futebol, rugby e apresentações musicais.
Orçado em 410 milhões de euros, a arena foi começou a ser construída em 2007. Antes, o local abrigava o Lansdwone Road, histórico estádio da Irlanda erguido em 1872. O grupo empresarial britânico do setor de seguros Aviva assinou contrato de naming rights do estádio em 2009. A duração do acordo é de 10 anos.
O local foi oficialmente inaugurado em maio de 2010 e desde então recebe partidas da seleção nacional de futebol e de rugby. Em maio de 2011, foi escolhido como palco da final da Uefa Europa League 2010-11, entre os portugueses Porto, que se sagrou campeão, e Braga.
Ainda como Lansdwone Road, os fãs de folk pop podem se lembrar do show da banda irlandesa “The Corrs”, reconhecida principalmente pelo hit “Dreams”, que reuniu mais de 50 mil espectadores. Nomeado como “The Corrs – Live at Lansdwone Road”, o show é considerado como maior concerto da história do grupo.
Frank Sinatra, Liza Minelli and Sammy Davies Junior, Michael Jackson, Celine Dion, Neil Diamond, Bon Jovi, The Eagles, U2 e REM também passaram pelos gramados do antigo estádio.
Melhor jogador do mundo por três vezes, Lionel Messi já esteve no local. Em 30 de julho de 2016, o Aviva foi palco de FC Barcelona (ESP) e Celtic (ESC), válido pela International Champions Cup. Os espanhóis levaram a melhor e venceram a partida por 3 a 1.
Em outubro deste ano, a seleção irlandesa de futebol começa a busca por vaga na Copa do Mundo de 2018 no local, contra a seleção da Geórgia.