O Centro de Exposições e História Ricardo Valeriano Nardelli foi inaugurado em maio de 2015 e fica localizado ao lado do Paço Municipal, no Centro de Ribeirão Pires. O local já recebeu mais de 12 mil visitantes, com um acervo histórico coordenado pelo Secretário Adjunto de Cultura, Marcílio Duarte.

“Aqui o munícipe encontra o Museu Histórico Municipal Família Pires, o Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio (CATP), o Centro de Documentação Histórica (CDH) e a Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias.”

– Contou Marcílio.

diretora do Museu, Claudete Soares é responsável pela organização e análise dos objetos. O espaço recebe de munícipes, artigos que componham a história da cidade.

“A gente faz o levantamento de ano, identificação e valor histórico.”

– Disse Claudete.

O local possui historiadores e profissionais de arquitetura que contribuem na pesquisa, ambientação e mapeamento da exposição. Uma das maiores conquistas do Centro foi a recuperação da Pinacoteca Municipal.

“Nós tiramos ela de um ostracismo de mais de 20 anos. Foi uma iniciativa da Guadalupe Rocca, que em meados dos anos 80 decidiu montar essa Pinacoteca com o apoio do Prefeito Valdírio Prisco. Só que ela ficou abandonada infelizmente, e nós recuperamos as obras. Temos duas coleções de igrejas e paisagens históricas”,

– Falou Marcílio.

O prédio fica na Rua Miguel Prisco, 286 – Centro, Ribeirão Pires. E está aberto para visitação de terça à sexta das 8h às 17h. E nos sábados e domingos das 10h às 16h. A entrada é gratuita.