Quando adolescentes dão o exemplo que você deveria

Na última semana, Ribeirão Pires passou por uma experiência surreal, algo que, na minha curta história, nunca presenciei na cidade. Diversos jovens ocuparam a Câmara Municipal de Ribeirão Pires pedindo a abertura de uma CPI que investigue possíveis irregularidades na saúde da cidade.

Foi lindo ver esse grupo, em sua maioria formado por adolescentes de até 17 anos, mas com um pensamento e um senso crítico muito mais apurado que muitos que se dizem politizados por aí. Em nenhum momento desrespeitaram o ambiente legislativo, mas, ao contrário do que alguns ‘politizados’ diziam por aí, mantiveram o local em completa ordem.

O Conselho de segurança, formado pelas polícias militar e civil, conseguiu realizar uma reunião sem nenhum impedimento. Como disse um dos jovens: “Vocês também fazem parte do povo. Jamais poderíamos impedir que vocês se reunissem aqui”, ganhando apoio até mesmo dos que discordavam.

Ao receber a decisão da Juíza Maria Carolina Marques Caro Quintiliano, ordenando que os jovens deixassem o local, vimos mais um show de democracia, ordem e respeito. Eles nem aguardaram o prazo final, mas devolveram o local com duas horas de antecedência. Na saída, um banho de lágrimas, tanto dos que ocupavam, quanto dos que assistiam e dos profissionais de imprensa, que também não deixaram a emoção pra dentro. Diversas rosas, entre abraços carinhosos e o sentimento de dever cumprido tomaram conta da casa de leis.

Me lembrei dos meus 16 anos, quando mais ativamente que hoje, participava como voluntário do Greenpeace, ONG ambientalista que até hoje respeito e admiro. Acreditei, mesmo que por um segundo, que tudo pode ser melhor.

Aos jovens, meu muito obrigado por me fazer lembrar que o mundo ainda tem esperança, e que, sem um único ato de agressão ou depredação, podemos sim, ser a mudança que queremos na sociedade, basta levantar da cadeira e fazer acontecer. Meu mais sincero obrigado!