Funcionários públicos denunciam irregularidades em Secretarias

prefeitura_assédio_site
Foto: Arquivo/DiárioRP

O funcionalismo público está passando por um momento crítico. Vários servidores de diversas áreas da Prefeitura estão passando por situações críticas, como assédio moral, represálias e até ameaças.

Um funcionário da Prefeitura, que faz parte da segurança pública, contou que ao se ausentar do trabalho por motivo de doença, foi repreendido e prejudicado no trabalho, mesmo tendo apresentado atestado médico.

“No mês passado, eu tive de me ausentar do plantão por estar doente. Um de nossos chefes nos comunicou que recebeu uma ordem de serviço, avisando que quem havia se ausentado seria remanejado para outra área, criada somente para quem se ausentou, tendo apresentado o atestado ou não.”

Contou e ainda disse que a medida foi criada justamente contra os funcionários e que fere o estatuto dos servidores.

“Um de nossos superiores, ainda afirmou que avaliaria cada atestado para ver se não havia nenhuma irregularidade. Mesmo alguns tendo se afastado por problemas de saúde, psicológicos ou psiquiátricos e que foram avaliados por peritos do INSS. E ainda disseram que estão estudando contratar um médico da Prefeitura para avaliar se o pessoal está apto ou não a trabalhar.”

Disse.

Trocas de cargos e falta de estrutura

Alguns servidores após exporem as possíveis falhas de algumas Secretarias, foram afastados e teriam sido perseguidos por superiores. Alguns, devem ficar até três meses sem receber salários da Prefeitura. Os afastamentos renderam críticas por parte de Vereadores na Sessão realizada na última segunda-feira (21).

“O funcionalismo perdeu sua credibilidade. Esse governo veio para oprimir os funcionários. Eu não tenho um uniforme, não tenho um equipamento desde o meu primeiro dia. Eu trabalho em um local insalubre, inclusive estou passando por problemas psicológicos por conta disso. A gente é perseguido por alguns superiores por pedir mais infraestrutura.”

Disse um funcionário que assinou o termo de posse para uma vaga e acabou sendo transferido para outro cargo, o que segundo alguns servidores pode ser ilegal.

Um outro empregado da Prefeitura, reclama das mesmas coisas e ainda informa que foram pressionados por chefes de Pastas. “Um Secretário já me pressionou. Ele me disse: ‘Eu vou te transferir. Eu vou te prejudicar’, isso é um assédio”, falou.

Acidente

Um funcionário que trabalhava no setor tributário de Ribeirão Pires foi transferido para o Departamento de Trânsito. Segundo colegas de profissão, a repartição não tinha equipamentos de segurança que servissem no servidor e, enquanto acompanhava uma procissão, o funcionário acabou se acidentando gravemente e tendo várias sequelas. A Prefeitura não teria dado nenhum suporte ao funcionário, que hoje sobrevive com doações.

Trânsito

Funcionários do Departamento de Trânsito ainda denunciaram que cinco viaturas estavam danificadas e que só haviam duas motos para realizar os patrulhamentos. Ainda fomos informados de que a rede semafórica da cidade é antiga e sucateada, o que dificulta a manutenção dos equipamentos.

O DiárioRP foi informado pelos trabalhadores de que haveria falta de materiais necessários para realizar obras de sinalização.

No último sábado (19), novas viaturas do trânsito estavam presentes durante a inauguração do novo Centro Cultural e estas, já estão realizando rondas pela cidade.

Prefeitura

O DiárioRP entrou em contato com o Executivo para saber o posicionamento do Paço sobre as denúncias, porém, até o fechamento da edição, não obtivemos nenhuma resposta. De acordo com alguns funcionários, representantes da Prefeitura convocaram uma reunião com alguns servidores para tratar do assunto.