Falta de quórum impede realização de Sessão em RGS

câmarargs_ygorenadrade
Plenário ficou vazio em horário da Sessão – Foto: Ygor Andrade/DiárioRP

A Sessão da Câmara dos Vereadores de Rio Grande da Serra tinha tudo para ser tranquila já que não havia qualquer projeto ou requerimento polêmico que causasse transtornos aos trabalhos. Mas um problema antigo, relacionado à pontualidade, supostamente fez com que isso mudasse em questão de minutos. E isso, segundo alguns Vereadores, aconteceu pela primeira vez na história da cidade.

Devido ao atraso de uma hora e quinze minutos, alguns Parlamentares sentiram-se no direito de deixar a Sessão e não participar dos trabalhos do dia, fazendo com que a falta de quórum impedisse o prosseguimento da Sessão. Os Vereadores Agnaldo de Almeida (PSDB), Ângela de Souza (SD), Clauricio Bento (DEM).
Ebio Viana, o Bibio (PSC), Israel Mendonça (PDT), João Batista Dias, o Mineiro (PTB), Sílvio Menezes (PMDB) e Valdemar Asnar Pirillo (PSDB) deixaram a Câmara enquanto o presidente da Casa de Leis, Manoel Messias (PV) acertava alguns detalhes com o Jurídico da Câmara, segundo o próprio comentou.
“Eu estava em uma reunião importante com o Jurídico da Casa, acertando alguns detalhes sobre as finanças. Estes Vereadores sabiam que eu estava presente, assinaram a ata e depois foram embora. É uma tremenda falta de respeito o que estes Vereadores da base do Governo fizeram.”

Disse o presidente.

Questionado sobre a possibilidade desta situação ter sido orquestrada por algum Vereador, ou pelo Prefeito Gabriel Maranhão (PSDB), Messias foi bastante enfático.
“Não acredito que o Prefeito Maranhão tenha algo a ver com isso, senão eu saberia. Com certeza algum Vereador que está com “birrinha” foi o responsável por isso. Não posso dizer o nome dele, mas isso está claro.”

Comentou Messias.

Os outros quatro Parlamentares que se dispuseram a ficar na Casa de Leis também se manisfestaram e acompanharam o coro do presidente e dos munícipes que foram à Câmara. Com as palavras “vergonha” e “desrespeito” em seus discursos, Cleson Alves (PMB), Benedito Rodrigues, o Ditinho (PT), João Anastácio (PT) e Edvaldo Guerra (PV) se manifestaram sobre o ocorrido.
“Nunca vi isso acontecer, e tenho 20 anos como Vereador nessa cidade.”
Disse Guerra.
O ex-petista Cleson Alves, cobrou do presidente Messias pontualidade nas próximas Sessões para impedir tais manobras. Por telefone, Claurício Bento disse que os Vereadores que deixaram a Sessão, fizeram de caso pensado, como uma forma de protesto para chamar a atenção do presidente Messias. Além da questão do horário, ele alega que algumas pendências e má administração do presidente têm prejudicado o bom andamento dos trabalhos dos Vereadores.
“O presidente Messias sabe muito bem o que tem acontecido. Esse puxão de orelhas pode, e deve, acontecer outras vezes caso as coisas não se acertem.”

Finalizou Claurício.

Messias, por sua vez, pouco antes de encerrar a Sessão por falta de quórum, disse que “os Parlamentares que abandonaram a Sessão serão punidos”. Antes que sua fala causasse qualquer polêmica ainda maior, completou dizendo que tal punição se daria pelo voto do povo nas próximas eleições. A próxima Sessão está marcada para a quarta-feira, dia 16, às 17h.
“Estou ansioso para ver o que vai acontecer, pois o que aconteceu aqui ainda é uma incógnita. Veremos como a população reagirá na próxima quarta-feira.”
Enfatizou Cleson Alves.