De volta para casa

Banner Ricardo

Todo torcedor, seja de qual time for, compartilha a mesma sensação ao chegar ao estádio do clube do coração. Você olha para o lado e vê um monte de desconhecidos mas que compartilham um mesmo sentimento. Olhares, conversas curtas durante o caminho, todo aquele clima que antecede uma partida de futebol faz cada fanático pelo futebol se sentir em casa. Uma sensação única e só quem torce, sofre, grita, esbraveja e faz coisas completamente loucas por um time é capaz de compreender.

Quando um torcedor se vê obrigado a assistir ao clube fora de seus domínios por conta de reformas ou punições, todo o ambiente muda. Pode ser parecido, mas não é a mesma coisa. E os Ramalhinos sabem bem de tudo isso.

Desde 2011, os torcedores do Santo André foram obrigados a ficar longe de seus domínios. Quase 5 anos sem poder se sentir em casa. Quase 5 anos sem poder pisar, gritar, cantar, sem poder colocar a alma no Estádio Bruno José Daniel.

“O sentimento é de estar indo assistir ao time pela primeira vez em casa”, contou Renato Ramos, de 30 anos. Ele é torcedor fanático do Ramalhão desde os 9 anos de idade e não escondia a ansiedade de voltar a ver o time jogar em seus domínios. Mesmo com as obras, o estádio está longe de fazer frente às arenas mais modernas e ele prefere que fique assim, que o espírito do Brunão seja mantido.

Lá, várias histórias inesquecíveis, sejam tristes ou felizes, foram vividas. A mais marcante delas? O acesso de 2001 à elite do futebol paulista. “O momento mais marcante foi o acesso de 2001 contra o Ituano, com gol de pênalti de Adãozinho aos 49 minutos da segunda etapa”, contou Renato.

E na tarde deste sábado(06), o Ramalhão pôde se sentir em casa novamente, e não fez feio. A equipe Andreense bateu o Monte Azul pro 2 a 1, com gols de Robson e Branquinho, mas nem tudo foram flores. “A volta ao Brunão com vitória foi muito boa e o futebol apresentado pelo time foi uma das melhores coisas. Infelizmente, por conta da desorganização, cerca de 500 torcedores ficaram do lado de fora”, criticou.

Atualmente, o Santo André soma três vitórias em três jogos, lidera a Série A2 do Paulistão e conta com a força de sua casa para voltar à elite do futebol de São Paulo.