Desmistificando o look de trabalho

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Escolher a roupa de trabalho – assim como a de uma festa ou evento importante – é uma ciência. Nossa imagem é nosso cartão de visita e a apresentação faz parte do universo que engloba nosso cargo e profissão. Por muito tempo, não se levava em conta a aparência no escritório, mas esse conceito deu lugar a um mundo novo: o da moda corporativa.

Se antes a camisa branca e calça preta eram o essencial de um guarda-roupa de trabalho, hoje essas peças se misturam com saias estampadas, calças coloridas e acessórios caprichados. Se vestir bem no escritório é um diferencial para sua carreira – e eu estou aqui para explicar que essa tarefa não é nem um pouco árdua, comparada ao que você tem que enfrentar de segunda à sexta. Pelo contrário, trazer modernidade ao seu guarda roupa pode abrir portas que você nem imaginaria estarem disponíveis em sua carreira.

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Foto: Bruna Roman/Divulgação

Meu nome é Carla Cristina, sou autora de um blog focado em moda corporativa – o NoTrabalho.com – onde compartilho dicas para fazer bonito no ambiente de trabalho, não importa qual seja. Minha relação com a moda é apenas um flerte, quase um “relacionamento enrolado”: sou engenheira em uma empresa multinacional, nascida na geração Y, com 24 anos, 1,55m de altura e três idiomas no currículo. Mas desde pequena, sonho em ter um guarda-roupa cheio de saias e blazers para usar no escritório. Com o gosto por moda, veio o Instagram @notrabalho – que depois virou um blog, e agora se torna também uma coluna nesse jornal. Como eu comentei acima, escolher a roupa de trabalho é uma ciência, e eu, como boa engenheira que sou, vou desmistificar tudo o que vocês precisam saber para também se tornarem doutores nesse assunto.

Uma frase que me inspira muito ao me vestir para trabalhar foi dita por uma amiga há muito tempo, porém é de autoria dos escritores Sam Deep e Lyle Sussman, em seu livro Atitudes Inteligentes (Ed. Nobel): “Vista-se para o emprego que você quer ter”. O fator aspiracional ao escolher sua roupa de trabalho é essencial para definir como as pessoas te veem – todos sabemos que não se pode julgar um livro pela capa, mas a primeira coisa que todos reparam quando você entra em uma reunião é como está vestido. Então, por que não fazer isso de uma forma inteligente? Por que não conquistar o respeito e credibilidade dos seus colegas de trabalho antes mesmo de abrir a boca para discursar?

Mostre a todos o bom profissional que você é. Seja “o ponto fora da curva” de uma forma positiva, e veja como pequenas mudanças no seu armário vão mudar a percepção que as pessoas têm de você.