Calendário de Vacinação atualizado está em vigor em Ribeirão Pires

18042012drogas003
Novo calendário entrou em vigor no início de 2016 – Foto: USP Imagens

A Secretaria de Saúde e Higiene de São Paulo informou no início do mês a mudança no calendário de vacinação. Os postos de saúde de Ribeirão Pires já aderiram o acordo e as orientações necessárias do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Considerando as orientações do PNI e da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires informou que as vacinas já estão disponíveis nos postos de saúde do município para a realização das doses de vacinação.

Estão sendo alteradas as doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal de poliomielite e o número de doses da vacina de HPV, sendo que a última não será mais necessária a terceira dose.

Outra mudança é na vacinação de Hepatite B, que será ampliada para toda população, independentemente da idade e da vulnerabilidade, sendo aplicada na livre demanda das unidades de saúde.

Já para os bebês, a principal alteração está na redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 valente para pneumonia. A partir de agora, será aplicada em duas doses, aos dois e quatro mesees, seguida de reforço aos 12 meses, mas poderá ser tomada até os 4 anos de idade.

A vacinação da Poliomielite também foi alterada. Administrada aos seis meses de idade, deixou de ser oral e passou a ser injetável. A mudança é uma nova etapa para o uso exclusivo da vacina injetável na prevenção contra a paralisia infantil tendo em vista a proximidade mundial da doença. A partir de agora, a criança recebe as três primeiras doses do esquema aos dois, quatro e seis meses de vida.

Também haverá mudança da vacina Meningocócica C, que protege as crianças contra a meningite. O reforço, que até então era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicados a partir dos 12 meses, podendo ser feito até os quatro anos. As primeiras doses continuam sendo realizadas aos três e cinco meses.

Já a vacina de febre amarela, a idade mínima para vacinação é de nove meses de idade – apenas nas situações de epizootias a idade mínima será de seis meses de idade. O esquema vacinal consiste de uma dose de reforço único.

Para outras informações, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo disponibiliza mais detalhes sobre a vacinação. Para acessar, clique aqui.