Com Grêmio eliminado, Copinha define confrontos da 4ª fase nesta quinta-feira (14)

copinha_dentro
Ituano surpreendeu e eliminou Grêmio da Copinha – Foto: Miguel Schincariol/Gazeta Press

Corinthians, Internacional, Avaí, Ituano, Ceará, Cruzeiro, Mirassol e Sport já garantiram lugar na quarta fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A terceira fase da competição chega ao fim hoje. As equipes do Palmeiras, São Paulo e Flamengo entrarão em campo em busca de vaga para a próxima fase do torneio.

O destaque, até então, dessa terceira fase da Copinha foi a eliminação do Grêmio. Depois das saídas precoces de Fluminense e Santos na segunda fase, para Primavera (SP) e Ceará, respectivamente, foi a vez do da equipe gaúcha ser surpreendida pelo Ituano. O Grêmio foi presa fácil para o time do interior paulista, que goleou por 3 a 0.

O Corinthians, equipe com melhor campanha da competição, passou pelo Guarani por 2 a 1. O jogo foi marcado pelo gramado encharcado do Estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira, pelas fortes chuvas na região. Já o Internacional, adversário do Timão, passou pelo Rio Claro com tranquilidade, 2 a 0.

Nesta quinta-feira (14), mais seis confrontos. Os destaques ficam para as partidas de São Paulo, Palmeiras e Flamengo. O Tricolor Paulista enfrenta o Figueirense, às 19h. Ás 16h, o Verdão irá reeditar a partida contra o Sampaio Corrêa – na fase grupos, as equipes ficaram no empate por 2 a 2. Já o Mengão ter o RB Brasil pela frente, às 21h. Araxá x Bahia, ABC x Rondonópolis e América-MG e Juventus também brigam por vaga na etapa seguinte.

A boa campanha corintiana vai render uma vantagem inusitada para a equipe na fase seguinte. Caso o time paulista seja derrotado, ele ainda avança na competição. A brecha no regulamento se dá pelo número de confrontos realizados nessa fase. Com apenas sete jogos, a FPF decidiu que a equipe com melhor campanha derrotada na quarta fase segue na competição. A federação deve divulgar o calendário da próxima etapa da Copinha na sexta-feira (15).

A final da competição será realizada no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.

Sobre a Copinha

Principal competição do calendário do futebol de base do Brasil, a Copinha, como é apelidada, acontece desde 1969 e conta com atletas até 20 anos. O maior campeão da história é o Corinthians, que acumula nove conquistas, sendo a última em 2015. Entre os principais nomes que passaram pela competição estão Raí, Cafu, Kaká, Lucas, Neymar, entre outros.