Saulo quer retirar terreno doado a protetores de animais

São vários processos movidos por Saulo na Justiça (foto: Rafael Ventura / DiárioRP).
Saulo quer o terreno de volta (foto: Rafael Ventura / DiárioRP).

O Prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB), está tentando reverter uma lei criada em 2013. A lei concede o uso de uma propriedade da prefeitura para a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Ajuda Animal, entidade que protege animais em situação de risco e abandono.

As negociações para a doação do terreno são antigas. Desde o governo do antigo prefeito Clóvis Volpi, a OSCIP conversa com a Prefeitura:

“O Clóvis não pôde nos doar porque estava em ano eleitoral, mas o Saulo nos procurou e disse que, se fosse eleito, nos doaria.”

– disse Maria Cecília, dirigente da entidade.

Após cerca de quarto meses atuando, o atual Prefeito, Saulo Benevides, enviou um projeto de lei para a Câmara Municipal, em que cederia a propriedade por dez anos para a entidade.

Após a aprovação do projeto, diversos voluntários se mobilizaram para ajudar na criação e planejamento, entre eles, professores de arquitetura de uma universidade da região, que criaram todo o projeto de construção.

Agora, Benevides voltou atrás e, tenta, junto à Câmara Municipal, aprovar uma nova lei em que retira os direitos de posse sobre a terra que foi doada para a Ajuda Animal:

“Dizem que é por causa dos vizinhos, mas só tem um vizinho ali perto e é uma empresa, que também tem vários animais. Estranho…”

– disse a protetora, que foi além:

“Se tem vizinho reclamando, por que não falaram isso em 2013? Esperaram todo o projeto ficar pronto para, só agora, fazerem isso.”

– concluiu.

Ainda segundo a dirigente, por conta do alto número de animais nas dependências da entidade, o Município também chegou a assinar com a OSCIP um acordo, junto ao Ministério Público, em que a Prefeitura se comprometeu a realizar feiras quinzenais para a adoção, além da castração mensal de, pelo menos, 40 animais. O acordo nunca foi cumprido.

O projeto de lei que revoga a concessão do terreno já se encontra na Câmara Municipal, mas, segundo a Presidência da Casa, ainda não tem data para ser votado. Caso não seja votado na próxima semana, ficará para depois das férias dos parlamentares.

A Prefeitura de Ribeirão Pires não se manifestou sobre o assunto. Desde o dia 12, aguardamos um posicionamento sobre nossos questionamentos, mas até agora não obtivemos resposta.