Rafael Ventura/DiárioRP
Foto: Rafael Ventura / DiárioRP.

Na tarde de ontem, 31, representantes do sindicato que defende a categoria dos coletores de lixo reuniram-se com representantes das sete cidades do Grande ABC.

Nesta reunião, foram discutidos vários pontos sobre a greve, que acontece em todo o estado. Presentes no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em consenso entre as sete cidades, foram oferecidos 9,5% de aumento salarial. Além do aumento, os coletores também receberam a garantia de estabilidade de três meses para evitar possíveis retaliações aos grevistas.

continua após a publicidade

No final da tarde, a proposta foi levada para assembleia com a categoria e aprovada por votação. Imediatamente, os coletores voltaram ao trabalho.

Os grevistas exigiam 11,73% de aumento, mas as empresas ofereciam apenas 7%. A proposta de 9,5%, aceita pelos grevistas, foi inicialmente ofertada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para colocar fim ao impasse.

Ainda ontem, pela noite, já era possível ver os veículos e coletores de volta às ruas da cidade.

Para a retirada de materiais recicláveis, o trabalho continuará sendo feito apenas pela Prefeitura. Basta solicitar a retirada na Secretaria do Meio Ambiente, através do telefone 4828-9105