Por Rafael Ventura.

Hoje (14) é comemorado o Dia Rosa, uma data criada pelo Rotaract Club de Ribeirão Pires com o objetivo de trazer ações à comunidade, como palestras, debates e orientações para as mulheres. Este é o quarto ano em que a data é comemorada.

Abrindo a comemoração, algumas mulheres foram homenageadas, ontem (13), em solenidade que ocorreu na Câmara Municipal da cidade.

O evento contou com representantes da Maçonaria, Rotary Club, Poder Judiciário e Poder Legislativo. Apenas dois vereadores estiveram presentes na solenidade: Eduardo Nogueira (SD), representando a Presidência da Casa, e Diva do Posto (PR), que idealizou o evento. Nem mesmo as demais vereadoras que seriam homenageadas compareceram.

Objetivo do ato foi homenagear mulheres que desenvolvem trabalhos no município importantes para toda a sociedade:

“Procuramos diversas organizações e elas indicaram as mulheres que são atuantes para desenvolvimento de suas atividades.”.

– disse Lygia Catarine, presidente do Rotaract.

Hoje, a partir das 16h, haverá diversas apresentações culturais na praça central da cidade. Grupos femininos farão apresentações de dança de ventre, zumba, entre outras. Também haverá um spa para as mulheres que quiserem cuidar da pele ou ser maquiadas.

A presidente do Rotaract pede que as pessoas tragam lenços para serem doados a mulheres em tratamento contra o câncer. Serão ministradas pequenas aulas ensinando como fazer penteados e dicas usando o lenço, com o intuito de disfarçar a ausência de cabelo.

 

Em memória

A vereadora Mercedes D’Orto, falecida em 2013, também foi homenageada na noite de ontem. Mercedes, eleita a vereadora mais votada da cidade, lutava contra um câncer. Sua luta pelo bem da cidade foi lembrada pelos presentes. A homenagem foi recebida pelos pais da vereadora, que foram aplaudidos de pé.

 

Projeto de lei

Aproveitando a solenidade, foi entregue ao vereador Eduardo Nogueira (SD) um projeto de lei simbólico que visa a obrigar a entrega de protetor solar aos funcionários da Prefeitura que trabalham debaixo de sol. O vereador confirmou que esse assunto será levado adiante.

 

Veja as fotos do evento: