O projeto “Quebra Gelo” reúne voluntários que se solidarizam com pacientes internados na UPA de Santa Luzia, em Ribeirão Pires, trazendo alegria e conforto para quem mais precisa de um incentivo. O grupo vai à unidade todas as segundas-feiras, vestidos com jaleco e roupas de palhaço.
O idealizador do projeto e pastor da igreja Peniel, Marcelo Oliveira, diz que a ideia surgiu pela proximidade do local de culto com a UPA.
“A ideia é baseada no ‘Doutores da Alegria’. Como temos uma veia social muito forte, surgiu essa possibilidade de cobrir e adotar a UPA de alguma forma.”
– Comentou.
A iniciativa, que completou um ano na quinta-feira (7), tem um boa recepção da maioria dos pacientes, porém, como conta Marcelo, nem todos se sentem bem com as brincadeiras de imediato.
“Como a abordagem é feita em um momento inoportuno, por estarem em um momento de enfermidade e estarem preocupadas, parte das pessoas entendem apenas com o passar do tempo, mas a recepção é muito boa.”
– Frisou.
O “Quebra Gelo” conta atualmente com 17 voluntários, sendo um deles Thadeu Martins Leite, de 20 anos, que faz parte da ação a seis meses.
“Eu sempre admirei o trabalho dos ‘Doutores da Alegria’, e quando eu soube que em Ribeirão existia um projeto similar, eu quis participar”,
– Disse.
Thadeu ainda conta a experiência mais marcante que viveu na UPA.
“Um dia eu estava brincando com uma criança no hospital, e a mãe dela disse ‘parece até que ele se esqueceu que está doente’, depois ela me agradeceu e a criança me encheu de abraços.”
– Contou o jovem, que completou dizendo que “o salário dos voluntários, são os sorrisos das pessoas”.