Durante sessão da Câmara, parlamentares relataram reclamações de moradores e frequentadores sobre a situação na região central de Ribeirão Pires. Proposta prevê base móvel da GCM e policiamento preventivo e ostensivo na Vila do Doce.

Foto – Diário de Ribeirão Pires
O vereador Leandro Tetinha (PRTB) solicitou ao Executivo Municipal a realização de estudos para a disponibilização de uma base móvel da Guarda Civil Municipal (GCM) na Vila do Doce, em Ribeirão Pires, além da implantação de policiamento preventivo e ostensivo no espaço.

Foto – Diário de Ribeirão Pires
Durante pronunciamento na tribuna da Câmara na sessão dessa quinta-feira (5), o parlamentar afirmou estar preocupado com a situação do espaço e com a possibilidade de que famílias deixem de frequentar a Vila do Doce. Segundo ele, o local estaria se tornando ponto de concentração de usuários de drogas e prostituição.
Tetinha relatou que homens estariam marcando encontros com mulheres nos banheiros públicos da Vila do Doce. O vereador também mencionou uma briga entre mulheres ocorrida na quarta-feira (4), que, segundo ele, teria sido motivada por uma disputa relacionada a clientes.
O parlamentar afirmou temer que idosos e famílias deixem de frequentar o espaço e avaliou que a presença de traficantes e usuários de drogas estaria comprometendo a segurança do local. Para ele, o reforço do policiamento poderia inibir essas situações e contribuir para que a Vila do Doce volte a ser um ambiente seguro e familiar.
A preocupação também foi manifestada pelo vereador Anderson Benevides (Avante). Em seu discurso, ele afirmou ter recebido reclamações de familiares que levaram crianças ao Castelo da Vila do Doce e teriam presenciado o uso de drogas nas proximidades. Segundo o parlamentar, algumas famílias deixaram de levar os filhos ao espaço após as situações relatadas.
Benevides concordou com a proposta de Tetinha e defendeu a presença da GCM e da Polícia Militar (PM) para inibir tanto o consumo quanto a comercialização de entorpecentes.
O vereador Alessandro Dias (Progressistas) também defendeu que a situação seja acompanhada pelos parlamentares e afirmou que a cobrança por mais segurança na praça precisa ser tratada com urgência.
Já a vereadora Fernanda Henrique (PT) declarou que a falta de segurança na região central deixou de ser apenas uma percepção da população e passou a ser uma realidade. Ela também mencionou o aumento expressivo no número de usuários do Atende Fácil e defendeu que as medidas para reforçar a segurança sejam adotadas rapidamente.
Os vereadores PC (PL) e Admar da Aerocar (PL) também se manifestaram favoráveis ao reforço da segurança na região central e consideraram pertinente a solicitação apresentada por Tetinha.
A proposta saiu em nome de todos os vereadores e será encaminhada ao Executivo Municipal, que deverá avaliar os estudos para a implantação das medidas solicitadas.




