Neste domingo (11), o Governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou novas datas para finalizar o cronograma de vacinação em adultos contra a Covid-19. A antecipação será para aplicação da primeira dose. Também informaram o inicio da imunização de adolescentes para o mês de agosto.
Anteriormente, a data estava prevista para o dia 15 de setembro, e foi antecipada para 20 de agosto. Além disso, o Estado deve iniciar a partir do dia 23 de agosto, a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos. A inclusão deste público se deve à aquisição de lotes extras da Coronavac. Pelo menos 4 milhões de novas doses serão destinadas aos próximos dias de vacinação.
No entanto, na primeira etapa da vacinação entre os dias 23 de agosto a 5 de setembro, a prioridade será imunizar grávidas e adolescentes que possuem algum tipo de comorbidade ou deficiência. Estes jovens receberão a vacina da Pfizer, a única autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para essas faixas etárias.
Do mesmo modo, o Estado anunciou que a partir de quinta-feira (15), pessoas com 35 e 36 anos já podem tomar a vacina. No dia 20, o grupo de 30 a 34 anos iniciará a imunização.
Cronograma
8 a 14 de julho: 37 a 39 anos.
15 a 18 de julho: 35 a 36 anos.
19 de julho a 4 de agosto: 30 a 34 anos.
5 a 12 de agosto: 25 a 29 anos.
13 a 20 de agosto: 18 a 24 anos.
23 de agosto a 5 de setembro: adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência, comorbidades e gestantes.
6 a 19 de setembro: 15 a 17 anos sem comorbidades.
20 a 30 de setembro: 12 a 14 anos sem comorbidades.


