Sob sombra de rejeição, Guto Volpi ironiza oposição em inauguração

Foto: Reprodução
O que deveria ser um evento exclusivamente institucional para a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Serrano, na última quinta-feira (22), transformou-se em um cenário de nítida campanha antecipada e ataques políticos. O prefeito Guto Volpi (PL) utilizou o palanque para atacou adversários e exaltar a figura de seu pai e mentor político, Clóvis Volpi (PSD), atual secretário de Saúde e pré-candidato a Deputado Estadual.
Em um discurso inflamado, o secretário de Saúde, Clóvis Volpi, disparou contra a oposição: “Eles têm de saber que nada é fácil no poder público. Fácil é falar, difícil é fazer”. Na mesma linha, o filho elevou o tom ao criticar, de forma indireta, as recentes movimentações do ex vice-prefeito Gabriel Roncon, que tem ganhado destaque nas redes sociais com o quadro “Delícias de Ribeirão”, no qual visita comércios locais e conversa com proprietários sobre a gastronomia da cidade. Sem citar nomes, Guto afirmou que não se deve “dar ouvidos a quem não sabe fazer um ‘O’ com o copo” e a quem “encosta em balcão de bar mentindo permanentemente”.
A postura agressiva do prefeito não é inédita. Em novembro, ele já havia enviado um recado direto aos adversários políticos, afirmando que “quem perdeu a eleição, perdeu, senta e assiste da arquibancada”. O clima de tensão evidencia que, embora a sucessão municipal ainda esteja no horizonte, os bastidores da política estancieira já estão em plena ebulição.
Guto tem alta rejeição entre os moradores da cidade, o que tem gerado um clima tenso nos bastidores. Apoiadores o criticam, e Guto teme uma “traição”, inclusive até mesmo de seu vice, Rubens Fernandes, o Rubão, tanto que Guto saiu de férias, mas não se afastou do cargo, para não dar liberdade ao vice.
Com Clóvis Volpi já em pré-campanha para o cargo de deputado estadual, a tendência é que as inaugurações e eventos oficiais em Ribeirão Pires continuem servindo como termômetro para os embates eleitorais que virão.


