Trigêmeos tiram título juntos em Ribeirão e se preparam para a primeira eleição

Publicidade

Semelhança entre Pedro, Mateus e Lucas chamou a atenção no cartório da 183ª Zona Eleitoral; prazo para novos eleitores e regularização termina em 6 de maio.

Foto: Divulgação

A movimentação na 183ª Zona Eleitoral de Ribeirão Pires foi atípica nesta quarta-feira (21). A chegada dos trigêmeos Pedro, Mateus e Lucas de Souza, de 18 anos, para a emissão do primeiro título de eleitor, assombrou a equipe do cartório e os eleitores presentes. A semelhança física entre os três é tão acentuada que até mesmo o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) gerou confusão. “A gente pensa até que é a mesma pessoa”, comentou, com bom humor, Miosótis Leal, chefe da unidade.

A decisão de comparecerem juntos não foi apenas pela praticidade para a mãe, mas para evitar problemas técnicos que os irmãos já enfrentaram no passado, como na emissão do RG, quando a semelhança das digitais causou dificuldades no sistema. Segundo Miosótis, a presença conjunta ajuda a evitar erros no banco de dados da Justiça Eleitoral. “O Tribunal nos orienta a perguntar incisivamente se o eleitor tem irmãos gêmeos para evitar redundâncias e problemas no título”, explicou a chefe da 183ª ZE, que administra mais de 65 mil eleitores na cidade.

Para os jovens, o documento é o passaporte para uma nova fase da vida. Além do desejo de participar das Eleições 2026, o título é exigência fundamental para quem pretende utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ingressar na faculdade. “É uma das formas de pessoas como nós mudarem como o nosso país funciona”, afirmou Pedro sobre a importância do voto.

A Justiça Eleitoral de Ribeirão Pires, que soma mais de 84 mil eleitores entre a 183ª e a 382ª Zonas Eleitorais, reforça o alerta: o prazo final para tirar o primeiro título, transferir o domicílio ou regularizar pendências é o dia 6 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado para a preparação do pleito de outubro.